Itatiaia

Resultado do Sisu será divulgado na tarde desta quarta, confirma ministro da Educação

Plataforma para divulgar os resultados enfrentou instabilidade na terça-feira, dia em que o resultado estava previsto para ser divulgado

Por
Ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou divulgação do resultado do Sisu nesta quarta-feira

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou nesta quarta-feira (31) que os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que deveriam ser divulgados oficialmente ontem deverão ser publicados hoje, na parte da tarde. O atraso ocorreu devido a problemas técnicos no portal do Sisu.



A chamada regular para as opções de curso superior deveriam estar disponíveis ontem, mas durante todo o dia o site apresentou problemas. Pela manhã, alguns estudantes relataram que chegaram a conseguir acesso na plataforma, mas logo em seguida o site era bloequado. O Ministério da Educação (MEC) chegou a colocar um novo prazo para retomada do site, mas as 20h, após um dia de instabilidades, a pasta confirmou o adiamento na divulgação do resultado.

Nesta quarta-feira, durante entrevista ao programa 'Bom dia, Ministro', Camilo Santana tranquilizou os estudantes que estão ansiosos por saber se conseguiram ser aprovados nas univeridades públicas. "Fiquem tranquilos, houve um problema técnico e a equipe de tecnologia da informação do MEC pediu algumas horas para fazer ajustes. A previsão é de que na parte da tarde sejam divulgados os resultados”, disse.

Calendário permanece

Apesar do adiamento na divulgação das datas, o calendário divulgado inicialmente pelo MEC permance o mesmo: os candidatos selecionados na chamada regular do Sisu terão o período de 1º a 7 de fevereiro para realizar a matrícula ou registro acadêmico na instituição para a qual foram admitidos. Aqueles que não forem selecionados na chamada regular ainda têm a oportunidade de manifestar interesse em participar da lista de espera até 7 de fevereiro por meio do Portal Único.

De acordo com dados fornecidos pelo MEC, a participação no Sisu tem mantido uma média de 53,6% a 56,7% dos candidatos aptos para as duas edições anuais do programa no período de 2017 a 2022. Em 2023, esse percentual aumentou para 56%, e em 2024, com a implementação da etapa única de inscrição, chegou a 57,6%.

Neste ano, o Sisu contará com mais de 260 mil vagas, distribuídas entre mais de 6,8 mil cursos em 127 instituições de educação superior. Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são 6.309 vagas disponíveis.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

 

 

Belo Horizonte