Belo Horizonte
Itatiaia

Presidente do PT questiona Lira sobre abertura de CPI para investigar MST

Deputada Gleisi Hoffmann manifestou solidariedade ao MST e disse que investigação vai 'criminalizar movimento social' 

Por
Presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, questionou Lira sobre abertura de CPI para investigar MST
Presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, questionou Lira sobre abertura de CPI para investigar MST • Rovena Rosa/ Agência Brasil

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, questionou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), sobre a instalação de uma CPI para investigar as invasões do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). 

Veja mais: Lira anuncia criação de comissão para investigar invasões de terras

“Qual a intenção de Arthur Lira de instalar uma CPI do MST? Já teve uma comissão de investigação e nada foi descoberto, isso só vai criminalizar o movimento social e dar voz à extrema-direita. É pra compensar a CPMI dos golpistas que vai pegar essa galera? Muito ruim, Congresso precisa trabalhar nas pautas que interessam ao povo e para fazer o país crescer. Isso só tumultua e contribui para mais preconceito e ataques infundados. Toda solidariedade ao MST”, escreveu a deputada Gleisi Hoffmann em suas redes sociais. 

Leitura de requerimento

Na noite de segunda-feira (24), Lira anunciou durante encontro do partido Republicanos a intenção de abrir uma investigação para apurar as invasões de terra pelo MST. Ele disse que vai ler quatro requerimentos nos próximos dias abrindo comissões na Câmara.  

A leitura do requerimento por Lira significa que a comissão foi criada, mas não implica sua instalação imediata. A instalação acontece com a primeira sessão da comissão. 

Desde o mês de fevereiro, com o aumento de ações do MST em vários estados, a Frente Parlamentar da Agropecuária vinha pressionando pela abertura de uma CPI para apurar invasões em propriedades privadas.

Por

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.