Itatiaia

Pedro Aihara não descarta deixar PRD após federação com Solidariedade

O deputado afirmou que irá levar em consideração o alinhamento da federação para a disputa de cargos no Executivo federal e estadual

Por
Deputado federal eleito por Minas Gerais, Pedro Aihara (PRD). • Kayo Magalhães | Câmara dos Deputados.

O deputado federal, eleito por Minas Gerais, Pedro Aihara (PRD), não descarta a possibilidade de deixar o Partido Renovação Democrática, após a federação com o Solidariedade, oficializada na última quarta-feira (25).

Para a Itatiaia, ele classificou que a cogitação de mudança partidária como "natural", embora a decisão ainda não esteja cravada. "Precisamos verificar como que a nova federação vai estar alinhada em questões ideológicas, sobretudo, considerando que ano que vem é ano eleitoral", declarou.

Federação ainda não tem nome cravado em Minas

Com perfil de "Centro", a aliança formada entre Solidariedade e PRD foi oficializada em um ato na Câmara dos Deputados na quinta-feira com a presença de integrantes e dos chefes das legendas, além do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos).

A federação, no entanto, conforme apurado pela Itatiaia, ainda não cravou um nome para o governo de Minas Gerais em 2026.

Embora o vice-governador, Mateus Simões (Novo), que já se autointitula como pré-candidato, esteja entre os cotados, ainda não há um consenso entre o grupo.

Por

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem anterior pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, integra a cobertura da editoria de Política.

 

 

Belo Horizonte