Belo Horizonte
Itatiaia

Oposição quer impeachment de Lula após declaração sobre Israel

Presidente comparou, mais cedo, ação de Israel em Gaza ao Holocausto; oposição fala em crime de responsabilidade

Por
Lula comparou ação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista

Deputados de oposição ao governo Lula afirmaram neste domingo (18) estarem colhendo assinaturas para um pedido de impeachment contra o presidente por conta de uma declaração em que o petista comparou as ações de Israel em Gaza ao Holocausto.

"A oposição apresentará pedido de impeachment por essa bestialidade", afirmou o deputado Carlos Jordy (PL-RJ);

Lula compara ação de Israel em Gaza a Holocausto

A viagem de Lula à África foi marcada por uma série de declarações fortes sobre o conflito no Oriente Médio. Ao lado do presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, o presidente defendeu um cessar-fogo no conflito e disse que o governo brasileiro faria aportes na agência da ONU para Refugiados da Palestina após países ricos cortarem o financiamento da organização.

Lula também condenou Israel por estar "matando mulheres e crianças" e também criticou o papel da ONU no conflito ao defender, novamente uma reforma no Conselho de Segurança.

Oficialmente, a posição brasileira sobre o conflito na Faixa de Gaza inclui a defesa de um cessar-fogo imediato e a libertação, por parte do Hamas, dos reféns que foram sequestrados em outubro, em Israel. O governo brasileiro entende que a única solução possível na região é a criação de um estado palestino.

Crise diplomática com Israel

Além da publicação na rede social, o primeiro-ministro israelense ainda convocou o embaixador brasileiro para uma conversa "dura" sobre o assunto.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Por

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.