Lula responde acusação de perseguição feita por Bolsonaro: ‘uma grande asneira’
Em entrevista, presidente diz que o governo não tem controle sobre a Polícia Federal e também revelou que a Abin pode sofrer mudanças caso ilegalidades sejam comprovadas

Um dia após ser provocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que acusou o atual governo de ‘perseguição’, Lula respondeu a declaração afirmando que o ex-mandatário “falou uma grande asneira”. As críticas de Bolsonaro faziam referência ao desdobramento da operação ‘Vigilância Aproximada’, realizada ontem pela Polícia Federal e que teve como principal alvo o filho, Carlos Bolsonaro (Republicanos).
Em entrevista nesta terça-feira (30) a Rádio CBN Recife, o presidente declarou que o governo não tem controle sobre as ações da Polícia Federal, e ainda fez críticas ao ex-presidente.
“O governo brasileiro não manda na Polícia Federal (PF), muito menos o governo brasileiro manda na Justiça”, disse Lula. “Eu acho que o cidadão que está acusando foi presidente da República, ele lidou com a PF, ele tentou mandar na PF, ele trocava superintendente a seu bel-prazer, sem nenhum respeito ao que pensava o diretor-geral e o ministro da Justiça”, acrescentou o presidente.
“Eu acho que as coisas têm que funcionar de acordo com os interesses da própria instituição. A PF é uma instituição muito importante para o Brasil. Acho que a PF não pode exorbitar em fazer pirotecnia. Quer investigar, investigue, mas não faça show pirotécnico”, emendou o petista.
Mudanças na Abin
Questionado sobre os reflexos das investigações conduzidas pela PF que apuram a suposta criação de uma ‘Abin paralela’, montada entre 2019 e 2021 para investigar adversários políticos do ex-presidente Bolsonaro, Lula reforçou que tem confiança na atual direção da agência, chefiada por Luiz Fernando Correa. No entanto, fez ressalvas ao número 2 da pasta, suspeito de ter colaborado com o ex-diretor Alexandre Ramagem durante as investigações feitas pela Polícia Federal.
"Dentro da equipe dele (Correa), tem este cidadão que manteve relação com o Ramagem. Se isso for verdade, não há clima para este cidadão ser mantido na Abin. Mas antes disso é necessário apurar, garantir o direito à defesa", disse.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio



