Lula mantém trégua com Campos Neto e diz que governo tem responsabilidade fiscal
Em discurso em Osasco, presidente disse que governo só vai dar certo se a economia estiver arrumada; nas últimas semanas o dólar oscilou após entrevistas do presidente

Em agenda realizada nesta sexta-feira (06) no município de Osasco, na Grande São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve a trégua estabelecida com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e evitou novas críticas à política de juros do BC. O movimento ocorre após uma série de declarações nas últimas semanas que ocasionaram uma irritação no mercado e a oscilação do dólar.
Em sua fala, ao invés de críticas à taxa de juros, Lula focou no desempenho da economia brasileira e disse que o governo tem responsabilidade com os gastos. “Não adianta falar de responsabilidade fiscal, porque se tem uma coisa que eu aprendi que a Dona Lindu [mãe de Lula] foi responsabilidade fiscal”, disse Lula, que prosseguiu.
“São 213 milhões de filhos que nós temos que cuidar e só vai dar certo se a economia estiver arrumada. Se a gente fizer como aquela pessoa que joga dinheiro fora no cartão de crédito, a economia vai quebrar, e no meu governo não vai quebrar porque nós temos responsabilidade de cuidar desse país”, comparou Lula.
Nas últimas semanas, as declarações de Lula causaram incerteza no mercado. Além das críticas ao Banco Central, Lula também havia se mostrado reticente sobre a necessidade de cortar despesas.
A calmaria veio após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciar o cumprimento do arcabouço fiscal, o que incluiu cortes de R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias.
"Quem achar que o Lulinha está cansado, pergunte para Janja. Pergunte para Janja. Ela é testemunha ocular. Quando eu falo que eu tenho 70 anos de idade, energia de 30 e tesão de 20, eu estou falando com conhecimento de causa", afirmou.
Antes, Lula criticou as comparações com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que tem sido criticado por tentar a reeleição aos 81 anos. Lula tem 78 anos.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio



