Justiça de SP arquiva inquérito por uso de linguagem neutra em hino durante comício de Boulos
A investigação tinha sido aberta no ano passado após uma representação do senador Cleitinho (Republicanos) contra a campanha de Boulos (PSOL) ao MPF

A Justiça de São Paulo arquivou o inquérito policial que investigava o uso de linguagem neutra na execução do Hino Nacional durante a campanha do deputado Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura da capital paulista em 2024.
A assessoria do deputado e então candidato atribuiu a responsabilidade à produtora do evento e classificou a alteração como um "absurdo".
A decisão da juíza responsável de arquivar o inquérito atende a uma recomendação da promotora do MP, Claudia Ferreira MacDowell, que entendeu que não houve violação da "integridade do Hino Nacional".
A promotora destacou também que o "ultraje aos símbolos nacionais" deixou de ser crime durante a ditadura militar, em 1983. O uso da linguagem neutra, durante a campanha eleitoral, teria sido um "exercício regular do direito à livre manifestação artística".
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.



