Itatiaia

Haddad e Pacheco se reúnem na segunda para definir destino da MP da reoneração

Líderes do Congresso já manifestaram a ideia de devolver a proposta do Ministério da Fazenda sem que ela seja sequer analisada no plenário

Por
Haddad retorna das férias com a missão de articular tramitação da MP da reoneração no Congresso Nacional • Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, têm o primeiro encontro do ano marcado para discutir pautas econômicas, algo que foi tão comum ao longo de 2023. A conversa acontece na próxima segunda-feira (15) e em pauta está a medida provisória da reoneração, que propõe a reoneração gradual da folha de pagamento de diferentes setores da economia.

Esse é um assunto delicado no Congresso. No ano passado, os parlamentares aprovaram um projeto que prorroga até 2027 justamente o contrário do que é proposto por Haddad. Se trata da chamada desoneração da folha, que passa de 20% para até 1% o imposto pago pelos empresários sobre a folha de pagamento dos funcionários. O texto chegou a ser vetado integralmente pelo presidente Lula, mas o veto foi derrubado.

O governo quer extinguir esse benefício, alegando que além de não gerar novas contratações, conforme o previsto, a proposta também seria inconstitucional, mas a conversa com os líderes do congresso nesta semana não avançou, e a maioria quer que a medida provisória encaminhada por Haddad seja devolvida ao presidente Lula sem que houvesse sequer a análise no plenário.

Segundo Pacheco, o futuro dessa MP só será definido após o encontro com Haddad.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

 

 

Belo Horizonte