Golpistas se passam por governador do Ceará e pedem Pix de R$ 100 para pagar servidores
Na mensagem, os criminosos pedem para que a vítima faça uma 'colaboração' e que o valor será reembolsado posteriormente

"Olá, aqui é Elmano de Freitas, governador do Estado do Ceará. Informo que, devido a um equívoco em uma transferência via PIX, necessito complementar o valor destinado ao pagamento dos servidores públicos. Resta um valor de R$ 100,00. Poderia, por gentileza, colaborar? Reembolsarei o valor na próxima segunda-feira".
Leia também
Como denunciar?
Vítimas que caírem em golpes similares ao que relatado pelo governador devem procurar a polícia para registrar um boletim de ocorrência.
Veja algumas orientações:
- Não clique em links desconhecidos, mas salve o endereço eletrônico ou informações sobre o possível golpista.
- Anote números de telefone do criminoso.
- Salve prints de conversas que teve com o golpista.
- Se for vítima de um golpe com transferência de dinheiro, anote as informações da conta bancária que recebeu o valor.
- Em caso de suspeita de invasão, coloque o celular no modo avião e desconecte seu telefone de todas as redes de internet, Wi-Fi ou dados móveis.
PorLuisa Marques
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.



