Itatiaia

Gleisi Hoffmann critica Armínio Fraga após comentários sobre mudança no comando do Banco Central

Presidente do PT afirmou que gestão de Fraga no Banco Central resultou no aumento da dívida pública do Brasil e questionou a capacidade do economista para 'dar lição de política fiscal'

Por
Ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga
Ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, se mostrou preocupado com mudanças no comando da instituição • Reprodução/World Fórum

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, usou suas redes sociais para criticar o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, sobre comentários na mudança do comando do banco.

No sábado (1º), em entrevista ao jornal ‘Folha de S.Paulo’, Fraga afirmou que uma mudança equivocada na presidência do BC poderia resultar em um “fiasco político” do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em resposta ao economista, Gleisi atacou Fraga e afirmou que ele foi responsável por triplicar a dívida do país.

“Armínio Fraga é a estrela do dia na campanha de mídia para desacreditar, por antecipação, o sucessor do bolsonarista Campos Neto no BC. A tal independência do BC é isso: querem proibir Lula de fazer política monetária e cambial. E ainda querem dar lições de política fiscal”, afirmou a presidente do PT.

“Vamos recordar: o governo em que Fraga era presidente do BC levou o risco Brasil ao recorde negativo de 1.446 pontos, praticamente triplicou a dívida pública para 57% do PIB, entregou para Lula uma taxa Selic de 24,9% (juros reais de 13%!) e uma inflação de 12%, fora de controle. Lula derrubou a dívida a 37% do PIB, derrubou a inflação à metade (média de 6,4% no IPCA), baixou os juros reais a menos de 4%, e obteve o grau de investimento”, continuou a deputada federal petista.

Em 2022, Armínio Fraga declarou voto no presidente Lula, ressaltando a importância de defender a democracia no país. “Vou declarar apoio a Lula. Pensei em anular para indicar pouca confiança nos dois finalistas, pensando nas oportunidades desperdiçadas pelo PT no poder. Não vejo uma margem suficiente e, como já disse, os riscos aumentaram”, disse Fraga na véspera da eleição.

Por

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.

 

 

Belo Horizonte