Itatiaia

‘Novela Cleitinho’: Vox Radar revela como as redes reagiram à reviravolta na candidatura

Pesquisa obtida pela Itatiaia revela múltiplas reações ao vai e vem do senador Cleitinho Azevedo até a confirmação da sua candidatura ao Governo de Minas nessa sexta-feira (8)

Por
O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG)
O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) • Ton Molina/Agência Senado

A reviravolta na novela que se tornou a candidatura do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) ao Governo de Minas Gerais, confirmada na noite dessa sexta-feira (8), gerou críticas à postura do parlamentar nas redes sociais. Uma pesquisa da Vox Radar obtida pela Itatiaia revela 39,5% dos comentários em publicações no Instagram mostram uma aversão do eleitorado ao “vai e vem”.

A pesquisa analisou 318,4 mil comentários em 342 publicações sobre Cleitinho no Instagram entre os dias 28 de julho, quando a última pesquisa Quaest mostrou o senador na liderança das intenções de voto, e a manhã deste sábado (8), horas após o Republicanos confirmar o seu nome na disputa

Do dia 28 de julho ao dia 2 de agosto, em uma fase classificada como de “hesitação” no processo de confirmação da chapa de Cleitinho, 27,2% dos comentários eram contra o senador, enquanto 13% eram favoráveis - 40% eram neutros ou sem posição clara. Durante esse período o partido chegou a sinalizar, em nota, que a candidatura estava vetada, e no mesmo dia o senador convocou uma coletiva em Divinópolis para reafirmar sua pré-candidatura e desmentir a legenda.

Já no dia 3 de agosto, quando Cleitinho gravou um vídeo aos prantos desistindo da candidatura junto ao presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, 40,5% dos comentários eram críticos à situação.
Na época, o senador mineiro justificou a postura afirmando que ainda estava de luto pela morte do irmão semanas antes. Nesse caso, 4,3% dos comentários foram solidários a Cleitinho, enquanto 55,2% foram interpretados pela pesquisa como neutros.

No dia 4, o Cleitinho foi até a convenção nacional do Republicanos e voltou atrás pedindo ao partido autorização para sua candidatura. A reviravolta foi criticada por 40,6% dos comentários, que adotaram tons de deboche como ‘desistiu de desistir’ ou emojis de risadas e palhaços. Outros 7,3% dos comentários foram favoráveis ao parlamentar - 52,1% foram neutros.

Nova reviravolta não comoveu os internautas

A nova reviravolta dessa sexta-feira (8) não comoveu os internautas. Agora, Cleitinho e o partido se alinharam e confirmaram a candidatura ao Palácio Tiradentes, com uma chapa pura tendo na figura do candidato a vice-governador o ex-prefeito de Patos de Minas e ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luis Eduardo Falcão.

Dos comentários analisados nas redes sociais, 39,5% foram críticos ao senador, consolidando o tom adotado dias antes pelos usuários. Porém, o apoio cresceu para 25,2%, com comentários como “será eleito o governador mais bem votado da história” ou “meu governador”. O restante dos 35,3% dos comentários foram neutros.

Em coletiva de imprensa após confirmar a candidatura, Cleitinho negou que o ‘vai e vem’ possa causar insegurança no eleitor mineiro e disse que “voltou mais forte” para a disputa. “Sabe o que o eleitorado quer de verdade? Que não roubem dele. Eu não sei roubar. O que eu vou fazer direito é devolver o dinheiro para o povo”, declarou.

“O que dá insegurança para o povo é a estrada vagabunda igual em Minas Gerais, é cobrar uma taxa de tratamento de esgoto que não existe. Isso que dá insegurança. Quem nunca teve uma emoção na vida? Quem nunca chorou? O que eu estou passando, só minha família sabe. Eu voltei atrás sim, qual o problema? Todas as vezes que for preciso voltar atrás, eu vou ter humildade para falar isso”, completou Cleitinho Azevedo.

Por

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

 

 

Belo Horizonte