Ouvindo...

Gleisi diz que Bolsonaro conspira contra o Brasil por ‘medo’ de ser condenado no STF

Para a ministra, o julgamento do ex-presidente será uma ‘firme demonstração de que o Brasil repudia golpes contra o regime democrático’

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, associou nesta terça-feira (15) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os produtos brasileiros.

Segundo a petista, Bolsonaro tem “medo” de ser condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) pela tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 e por isso articula contra o país. A declaração veio horas após a Procuradoria-Geral da República (PGR) defender a condenação do ex-governante no processo.

“É o medo da condenação por seus crimes que explica a conspiração contra o Brasil que ele comanda hoje, articulando sanções do governo dos EUA para coagir o STF, à custa da economia e dos empregos em nosso país. Ele sabe que, no curso do devido processo legal, é praticamente inevitável sua condenação por cinco crimes contra a democracia e o estado de direito, conforme indicou a PGR”, escreveu Gleisi em seu perfil no X.

Para a ministra, o julgamento de Bolsonaro no Supremo será uma “firme demonstração de que o Brasil repudia golpes contra o regime democrático”.

“E repudia igualmente, chantagens e ameaças contra a soberania do país e das nossas instituições, venham de onde vierem, sob qualquer forma ou pretexto”, concluiu, em referência à decisão de Trump.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.