Itatiaia

Crise no STF: Fachin adia julgamento sobre atuação de Mendonça em caso Banco Master

Análise prevista para 23 de setembro é adiada após questionamentos sobre relatoria e tramitação de processos relacionados às investigações

PorBrasília
Ministro Edson Fachin, presidente do STF.
Ministro Edson Fachin, presidente do STF. • Rosinei Coutinho/STF;

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, retirou de pauta o julgamento que iria analisar a atuação do ministro André Mendonça nas investigações relacionadas ao Banco Master. A sessão estava marcada para 23 de setembro e ainda não tem nova data.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (17), após uma questão de ordem apresentada no julgamento da última terça-feira (15), quando o ministro Gilmar Mendes defendeu que os dois casos - de Moraes e Mendonça - sejam analisados juntos e que os processos fossem redistribuídos entre os ministros.

 

A questão também levanta dúvidas sobre a regularidade da relatoria do caso de Mendonça. Fachin afirmou que os pontos discutidos têm relação direta com o processo e, por isso, decidiu adiar a análise.

Discussão envolve magistrados citados no caso Master

A questão de ordem propõe ainda que sejam identificados os magistrados mencionados nas investigações do Banco Master que tenham indícios de recebimento de valores indevidos. É o caso dos ministros Nunes Marques, Luiz Fux e Dias Toffoli, que são citados - alguns de forma indireta - na teia de contatos de Daniel Vorcaro.

Assistir vídeo:

 

Depois dessa etapa, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os juízes citados deverão ser chamados a se manifestar.

O despacho não define uma nova data para o julgamento.

Decisão ocorre em meio a divergências no STF

A retirada de pauta acontece dois dias depois de uma sessão marcada por divergências entre ministros do Supremo.

Na ocasião, o tribunal discutiu como deveriam ser conduzidas as investigações envolvendo Alexandre de Moraes e André Mendonça. O ministro Flávio Dino pediu vista, interrompendo a análise.

O debate ocorre em meio à crise no STF após a divulgação de um relatório da Polícia Federal com mensagens atribuídas a Daniel Vorcaro, dono do extinto Banco Master, enviadas a Moraes. O ministro reagiu e acusou, com base em relatório da PF, Mendonça de fazer uma divulgação seletiva de informações para prejudica-lo.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

 

 

Belo Horizonte