Pablo Marçal terá agenda reorganizada após decisão de suspensão de candidatura pelo TSE
Campanha afirma que o Marçal ainda está disponível para entrevistas, mas pede que não sejam feitos debates ou que toquem em pautas eleitorais

A campanha de Pablo Marçal (PRTB) informou, por meio de nota, que vai reorganizar a agenda do candidato à presidência da República e que o empresário continuará disponível para entrevistas à imprensa.
“Reforçamos que a decisão não impede a livre atuação da imprensa, e Pablo Marçal seguirá disponível para entrevistas dentro da pauta editorial de cada veículo. Pedimos apenas compreensão para que não sejam realizados debates e pautas eleitorais neste momento, tendo em vista os termos expressos da decisão judicial”, reforçou a campanha nesta quinta-feira (20).
O posicionamento foi divulgado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar, por unanimidade e em caráter cautelar, a suspensão de atos de campanha de Marçal até que a situação do registro da candidatura seja analisada pela Justiça Eleitoral.
A decisão do TSE também suspendeu o acesso de Marçal ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e ao Fundo Partidário, além da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e da participação do candidato em debates.
A equipe de Marçal informou, ainda, que recebeu as informações sobre a decisão por meio do corpo jurídico e que os advogados analisam quais medidas serão adotadas. Enquanto não houver uma orientação da defesa, a campanha irá rever a agenda desta quinta-feira. Não foi detalhado quais compromissos serão cancelados ou alterados.
Marçal registrou a candidatura à Presidência pelo PRTB no último dia do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, em 15 de agosto, após receber liminar que autorizava o político a sair do União Brasil e retornar para a antiga legenda.
O pedido foi apresentado mesmo após o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manter a inelegibilidade do empresário, que se estende até 2032. A condenação está relacionada ao uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2024. A defesa ainda tenta reverter a decisão na Justiça Eleitoral.
Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem cinco anos de experiência na comunicação política. Desde a reportagem, no Correio Braziliense, até a assessoria parlamentar. Em 2024, atuou em campanha eleitoral majoritária. Especialista em gerenciamento de crise e construção de imagem. Na Itatiaia, escreve para o portal, em Brasília.



