Itatiaia

Conheça a carreira política de Tião Bocalom, pré-candidato ao Governo do Acre

Ex-prefeito de Acrelândia e Rio Branco, o político do PSDB disputa o Governo do Acre nas eleições de 2026

Por
Tião Bocalom, ex-prefeito de Rio Branco e pré-candidato do PSDB ao Governo do Acre nas eleições de 2026
Ex-prefeito de Acrelândia e Rio Branco, Tião Bocalom (PSDB) disputa o Governo do Acre nas eleições de 2026 • Marcos Araújo / Secom

Sebastião Bocalom Rodrigues, conhecido como Tião Bocalom, é pré-candidato ao Governo do Acre pelo PSDB nas eleições de 2026.

Natural de Bela Vista do Paraíso, no Paraná, é professor de matemática e ciências físicas e biológicas. Mudou-se para o Acre ainda jovem e construiu no estado uma trajetória política de mais de quatro décadas.

O início na política e a chegada ao Acre

Tião Bocalom iniciou a vida pública como vereador de Nova Olímpia, no Paraná, na década de 1980. Após se mudar para o Acre, tornou-se o primeiro prefeito do recém-criado município de Acrelândia — cargo que exerceu entre 1993 e 1996, retornou em 2000 e exerceu até 2006, quando renunciou para disputar o governo do estado.

Entre 1999 e 2000, no intervalo entre os mandatos em Acrelândia, foi secretário estadual de Agricultura do Acre, no governo de Jorge Viana (PT).

As disputas ao governo do Acre e à Prefeitura de Rio Branco

Em 2006, Tião Bocalom disputou pela primeira vez o Governo do Acre pelo PSDB, obtendo 11,11% dos votos e terminando em terceiro lugar.

Nas eleições municipais de 2008, candidatou-se à Prefeitura de Rio Branco pelo PSDB e chegou ao segundo turno, sem ser eleito.

A legislação eleitoral brasileira não vincula o mandatário ao município em que foi eleito: um político pode candidatar-se a cargos em diferentes cidades ao longo da carreira, desde que cumpra os requisitos de domicílio eleitoral exigidos pela lei.

Em 2012, disputou novamente a prefeitura da capital e foi ao segundo turno, mas foi derrotado por Marcus Alexandre (PT) por margem inferior a três mil votos.

Em 2010 e em 2014, disputou o governo do Acre pelo PSDB, sem sucesso. Em 2018, tentou uma vaga de deputado federal, também sem se eleger.

A chegada à Prefeitura de Rio Branco

Nas eleições municipais de 2020, Tião Bocalom disputou pela terceira vez a Prefeitura de Rio Branco, desta vez pelo Progressistas, e venceu no segundo turno com mais de 62% dos votos.

Nas eleições de 2024, reelegeu-se pelo PL no primeiro turno, com 54,82% dos votos válidos, derrotando Marcus Alexandre (MDB), que obteve 34,77%.

A relação com Bolsonaro e o campo conservador

Em 2024, a reeleição de Tião Bocalom à Prefeitura de Rio Branco contou com o apoio declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro, que integrou o palanque da campanha e gravou vídeos em favor da candidatura.

O alinhamento com o campo bolsonarista marcou o segundo mandato municipal de Bocalom, eleito pelo PL — mesmo partido do ex-presidente.

Em 2026, ao migrar para o PSDB para disputar o governo do estado, Bocalom afastou-se formalmente do PL. A candidatura pelo PSDB o coloca em campo distinto tanto do PT quanto do bolsonarismo, ao lado de outros nomes da legenda que adotaram estratégia semelhante em seus estados, como Ciro Gomes, pré-candidato ao governo do Ceará.

Tião Bocalom e o ex-presidente Jair Bolsonaro; o ex-prefeito de Rio Branco foi reeleito em 2024 com o apoio do ex-presidente pelo PL, mas em 2026 migrou para o PSDB e afastou-se formalmente do partido de Bolsonaro • Repordução/ Instagram Tião Bocalom
Tião Bocalom e o ex-presidente Jair Bolsonaro; o ex-prefeito de Rio Branco foi reeleito em 2024 com o apoio do ex-presidente pelo PL, mas em 2026 migrou para o PSDB e afastou-se formalmente do partido de Bolsonaro • Repordução/ Instagram Tião Bocalom

A filiação ao PSDB e a pré-candidatura ao governo em 2026

Em março de 2026, após renunciar à Prefeitura de Rio Branco para disputar o Governo do Acre, Tião Bocalom se filiou ao PSDB.

A filiação foi abonada pelo presidente nacional do partido, Aécio Neves. A convenção para oficializar a candidatura está marcada para 31 de julho de 2026, no Ginásio do Sesi, em Rio Branco.

Na pesquisa do instituto Delta, encomendada pela TV Gazeta e divulgada em 9 de junho de 2026, Tião Bocalom aparecia com 17% das intenções de voto no cenário estimulado, em terceiro lugar, atrás de Alan Rick (Republicanos), com 39%, e Mailza Assis (Progressistas), com 19%.

Numa pesquisa posterior, divulgada em 17 de julho de 2026, Bocalom avançou e empatou tecnicamente com Mailza na segunda posição — a diferença entre os dois era de apenas 0,2 ponto percentual, dentro da margem de erro. Alan Rick seguia na liderança, com 38,27%.

O levantamento ouviu 1.006 eleitores em todos os municípios do Acre entre os dias 11 e 15 de julho, tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais, nível de confiança de 95% e está registrado no TSE sob os números AC-05387/2026 e BR-06994/2026. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro.

Por

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou com produção de conteúdo editorial e cobertura de pautas voltadas a tecnologia, negócios e comportamento digital. Cobre as eleições de 2026 para a Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte