Cão Leão é o primeiro animal a participar da mesa de honra na Câmara Municipal do Rio; entenda
Animal foi resgatado em condições precárias e adotado por servidora pública

O cão Leão marcou a história e se tornou o primeiro pet a receber uma Moção de Louvor e Reconhecimento na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Na sessão desta quarta-feira, Leão esteve na mesa de honra e teve participou "ativamente" da solenidade oficial.
O cãozinho, um vira-lata caramelo, foi resgatado das ruas pelo vereador Flávio Valle (PSD) em 2024, na região de São Conrado, quando o político era subprefeito da zona sul da capital fluminense. À época, Leão estava muito debilitado e precisou de uma série de cuidados.
Uma Moção de Louvor e Reconhecimento é uma medida proposta pelos parlamentares para saudar pessoas, grupos, instituições ou, nesse caso, animais por ações, serviços prestados, méritos ou conquistas relevantes para a sociedade local.
A cerimônia também homenageou os médicos veterinários João Vitor Siqueira Rude e Aysha Tawfic, que se dedicam ao cuidado de bichinhos resgatados. Aysha, inclusive, foi a responsável pelo tratamento e recuperação de Leão.
Ambos os médicos foram condecorados com a Medalha São Francisco de Assis, destinada a quem que se destaca por serviços à causa animal.
Além dos médicos, também compôs a mesa de honra a servidora pública Giselle Garotti Gouveia, que adotou o cachorro.
Leão foi reconhecido pelo amor e companheirismo que representa para sua tutora — que foi homenageada como forma de reforço para o impacto da adoção responsável.
Veja o vídeo:
*Com informações da CNN Brasil
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



