Banco Master: PF aponta elo de grupo de Vorcaro com jogo do bicho no RJ
Investigação da Operação Compliance Zero aponta que operadores ligados ao jogo do bicho atuavam em ações de intimidação e ameaça para proteger interesses de Daniel Vorcaro no Rio de Janeiro

A Polícia Federal identificou a atuação de operadores ligados ao jogo do bicho dentro da estrutura investigada por atuar em favor do banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master. Segundo a decisão do ministro do STF André Mendonça, que autorizou a nova fase da Operação Compliance Zero nesta quinta-feira (14), o grupo mantinha um braço no Rio de Janeiro voltado a ameaças presenciais e ações de intimidação.
Entre os alvos da operação está Manoel Mendes Rodrigues, apontado pela PF como integrante da chamada “A Turma” e descrito pelos investigadores como “empresário do jogo”. A corporação afirma que ele liderava uma célula formada por operadores do jogo do bicho, milicianos e policiais usada para executar ações de coerção física contra pessoas consideradas ameaça aos interesses de Vorcaro.
A investigação cita um episódio ocorrido em Angra dos Reis, em junho de 2024. Segundo a PF, integrantes do grupo foram enviados à Marina Bracuhy para intimidar Luis Felipe Woyceichoski, comandante da embarcação Solar I, usada por Vorcaro. Depois, teriam seguido para um hotel da cidade para ameaçar Leandro Garcia, ex-chefe de cozinha do empresário.
Os investigadores afirmam que as ações foram precedidas por ordens transmitidas por Daniel Vorcaro a Luiz Phillipi Mourão, conhecido como “Sicário” e apontado como coordenador operacional do esquema. Em mensagens reproduzidas na decisão, Vorcaro pede que fosse feito “levantamento de tudo” sobre as vítimas e familiares e afirma que “teriam que ir pra cima”.
Na sequência, Mourão encaminha mensagens do policial aposentado Marilson Roseno da Silva informando que os levantamentos já estavam em andamento. Em outro trecho, questiona qual seria a ordem exata: “acompanhamento, monitoramento ou abordagem direta”.
Em depoimento à PF, Woyceichoski relatou que foi cercado por cerca de sete homens e ameaçado de morte. Segundo ele, um dos integrantes do grupo se apresentou como Manoel e afirmou ter ligação com o jogo do bicho e proximidade com Daniel Vorcaro.
A decisão também descreve que o grupo discutia monitoramento telefônico, acompanhamento das vítimas e ações “na mesma língua”, expressão interpretada pelos investigadores como referência a intimidação direta. Para o ministro André Mendonça, Manoel atuava como “instrumento de coerção” da organização no Rio de Janeiro. Ele teve a prisão decretada pelo STF.
Núcleo hacker
Além do braço presencial, a PF aponta a existência de um núcleo hacker chamado “Os Meninos”, responsável por ataques cibernéticos, derrubada de perfis e monitoramento ilegal. Segundo a investigação, o grupo era integrado por David Henrique Alves, Victor Lima Sedlmaier e Rodrigo Pimenta Franco Avelar Campos.
A operação também atingiu policiais federais da ativa e aposentados suspeitos de repassar informações sigilosas ao esquema. Entre eles estão o agente Anderson Wander da Silva Lima e a delegada Valéria Vieira Pereira da Silva, afastada do cargo por decisão do STF.
Outro lado
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio



