Após perder Ministério a Justiça, PSB ainda briga para manter alguns nomes na pasta
Com a saída de Flávio Dino, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin e aliado de primeira hora do presidente Lula fica a frente de apenas dois ministérios

Mesmo com a troca de comando no Ministério de Justiça e a sinalização de Lula de que não deve interferir na escolha dos nomes definidos pelo novo ministro, Ricardo Lewandowski, o PSB, sigla do então ministro Flávio Dino, estuda enviar uma mensagem ao governo para que alguns representantes do partido permaneçam na pasta.
Segundo informações da CNN, o partido defende a permanência de três nomes: Tadeu Alencar, atual secretário de Segurança Pública, Elias Vaz, de Assuntos Legislativos, e Augusto Botelho, secretário Nacional de Justiça.
O partido também quer uma atenção especial do governo sobre a atuação de Ricardo Cappelli, braço direito de Flávio Dino e número 2 do ministério, que não deve seguir na pasta após a transição de cargo, em fevereiro. Essa atenção inclui uma reposição dentro do governo ou mesmo uma mensagem de agradecimento pelos serviços prestados.
Cappelli, que acompanha Dino desde o governo do Maranhão, teve atuação de destaque quando foi nomeado interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, durante os ataques de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no dia 8 de janeiro de 2023. Após o episódio, a participação no dia a dia do ministério ganhou destaque a ponto de ele ser cogitado como substituto de Dino na pasta.
Com a mudança no Ministério da Justiça e Segurança Pública, restou ao PSB, legenda do vice presidente Geraldo Alckmin, o comando do ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - chefiada pelo próprio Alckmin - e do recém-criado ministério do Empreendedorismo e Microempresa, sob o comando de Márcio França
Essa mensagem de insatisfação ainda deve ser melhor discutida na próxima reunião da bancada com o presidente da legenda Carlos Siqueira. A data do encontro ainda não foi definida.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio



