Ouvindo...

Aniversariante, Lula se torna o primeiro presidente octogenário do país

O mandatário brasileiro completa 80 anos nesta segunda-feira (27)

Presidente Lula durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (27), na Malásia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 80 anos nesta segunda-feira (27) e entra para a história como o primeiro octogenário a ocupar a Presidência da República.

Durante visita à Indonésia, na última quinta-feira (23), o petista antecipou as comemorações e também confirmou que pretende disputar um quarto mandato em 2026.

“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou Lula.

No ano passado, Lula se tornou o presidente mais velho em exercício no Brasil, aos 79 anos. Até então, compartilhava o recorde com Michel Temer (MDB), que deixou o cargo em 2018 aos 78 anos. Outros presidentes também completaram mandatos na casa dos 70 anos, como Getúlio Vargas (72 anos), Ernesto Geisel (71) e Fernando Henrique Cardoso (71).

Leia também

Estado de saúde

Nos últimos meses, o estado de Lula tem apresentado avanços consideráveis, apesar de algumas ocorrências médicas. Em dezembro de 2024, após sofrer um acidente doméstico (queda e batida na nuca), ele passou por cirurgia de emergência para drenar um hematoma intracraniano.

Já em maio de 2025, Lula foi diagnosticado com labirintite após episódios de vertigem; os exames foram considerados “todos dentro da normalidade” e ele próprio afirmou estar “melhor impossível”.

Além disso, exames feitos em fevereiro de 2025 confirmaram que ele estava liberado para retomar rotina normal, viagens e atividades físicas.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.