O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta sexta-feira (23), no Palácio do Planalto, o presidente de Angola, João Lourenço. A visita oficial reforça a parceria estratégica entre Brasil e Angola, estabelecida desde 2010, quando o país passou a ser um dos principais aliados do Brasil no continente africano, ao lado da África do Sul e do Egito.
Compartilhando a língua portuguesa e uma trajetória histórica marcada pela colonização portuguesa e pela migração forçada durante o período da escravidão, Brasil e Angola têm buscado ampliar o diálogo em diversas áreas. O encontro desta sexta ocorre na esteira de uma conferência organizada pelo Itamaraty com nações africanas para discutir temas ligados à segurança alimentar.
Após uma declaração conjunta que ocorre no Palácio do Planalto, os presidentes Lula e Lourenço seguirão para um almoço no Itamaraty, acompanhados das primeiras-damas Janja Lula da Silva e Ana Dias Lourenço.
À tarde, às 14h30, os chefes de Estado participam de um encontro com representantes de produtores rurais, também na sede da chancelaria, como parte da agenda de cooperação bilateral.