Em viagem à China, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama Janja Lula da Silva tem tido agendas paralelas às do marido durante a visita de Estado.
No domingo (11), ela se encontrou com Huang Xiaowei, vice-presidente e primeira secretária da Federação Nacional das Mulheres Chinesas. Segundo a socióloga, na reunião, elas trataram sobre as iniciativas no Brasil e na China para garantir que meninas e mulheres “tenham acesso a políticas públicas que garantam autonomia social e financeira”.
Já no dia seguinte, Janja participou, ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), da pré-estreia do longa “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, em Pequim. De acordo com a primeira-dama, a produção brasileira, premiada com o Oscar de Melhor Filme Internacional, será exibida em mais de 10 mil salas de cinema no país asiático.
“Vivenciar este momento ao lado da primeira Presidenta do Brasil, Dilma Roussef, uma sobrevivente da Ditadura Militar, tornou o momento ainda mais emblemático. Dilma é uma das maiores inspirações de força e resiliência que temos como mulher em nosso país, nossa grande fortaleza”, escreveu em uma publicação nas redes sociais.
Durante a reunião bilateral de Lula com o presidente chinês, Xi Jinping, nesta terça-feira (13), Janja foi convidada pela primeira-dama da China, Peng Liyuan, para conhecer o Grande Teatro Nacional.
Alvo de críticas da oposição pela falta de transparência de sua agendas no governo, a socióloga tem compartilhado seus compromissos com mais frequências nas redes sociais.