Ouvindo...

Damião confirma mudança em última secretaria que tinha interino no comando

Edição deste sábado do Diário Oficial do Município confirmou o nome de João Paulo Menna como secretário do meio-ambiente, em substituição a Gelson Antônio Leite

Prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou uma mudança na chefia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. João Paulo Menna foi nomeado para o cargo de secretário, substituindo Gelson Antônio Leite, que ocupava o posto interinamente. A pasta era a última da gestão de Damião que tinha um interino no comando.

O prefeito Álvaro Damião (União) comentou sobre a escolha, destacando o critério técnico na definição dos nomes para o secretariado. Segundo ele, a escolha de João Paulo seguiu a mesma linha adotada para as demais nomeações de sua gestão. “Estamos escolhendo de forma técnica, com tranquilidade. A gente sabe da ansiedade das pessoas desde janeiro, perguntando quem será o secretário daqui, quem será o secretário dali. Nós temos consciência que temos que fazer com calma, com tranquilidade, para evitar erros”, afirmou.

Leia também

O prefeito ressaltou que, apesar do cuidado nas escolhas, é natural que alguns nomes possam não corresponder às expectativas, mas que o objetivo é sempre minimizar os riscos. “Claro que todo mundo vai errar. Você aposta no secretário, pode ser que não dê certo. Não estou falando desse caso, mas em qualquer outra secretaria. Mas nós temos que minimizar e evitar os erros. Então, a gente está escolhendo com muita tranquilidade todos os nomes que compõem o quadro da Prefeitura”, explicou.

Com a publicação, João Paulo Menna Barreto de Castro Ferreira assume os projetos e políticas voltadas à preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e gestão de recursos naturais da cidade.

Novo secretário

João Paulo Menna Barreto de Castro Ferreira é advogado, membro da Comissão de Direito Desportivo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integra a Comissão Especial de Energia Elétrica da OAB/RJ.

De 2023 a 2025, exerceu a função de Diretor de Relações Institucionais da Cemig.

Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa “Café com Notícia”
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.