Ouvindo...

Zé Silva, do Solidariedade de MG, presidirá Comissão do Idoso na Câmara

É a segunda vez que parlamentar comandará um colegiado em seus quatro mandatos

O deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), novo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

O deputado Zé Silva (Solidariedade-MG) foi eleito presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara. Ele é um dos nove mineiros escolhidos para chefiar os colegiados da Casa, por onde passam as propostas antes da votação em plenário, e substitui Geraldo Resende (PSDB-MS) no cargo.

Em seu discurso de posse, Zé Silva definiu como prioridade a atenção à qualidade de vida dos idosos, com foco especial nos direitos previdenciários.

“Temos que combater o abandono, a exclusão e a violência que atingem essas pessoas. Ao mesmo tempo, lutar pelos direitos previdenciários dos idosos”, declarou.

A comissão tem como responsabilidade receber e investigar denúncias ligadas à violação de direitos da pessoa idosa, além de fiscalizar e acompanhar programas do governo e analisar projetos sobre o regime jurídico desse segmento da sociedade.

Zé Silva é agrônomo e está no quarto mandato como deputado federal. Neste período, ele já liderou a bancada do Solidariedade, em 2020, presidiu a Comissão de Legislação Participativa, em 2023, e foi um dos vice-presidentes da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou o rompimento da barragem de Brumadinho.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.