Ouvindo...

Lula diz que Zelensky foi humilhado por Trump em bate-boca ‘grotesco’

Lula acredita que a postura do líder ucraniano foi prejudicial à Europa

O presidente Lula, em evento em 26 de fevereiro de 2025

O presidente Lula (PT) classificou como “cena grotesca” o bate-boca público entre Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia. Para o presidente brasileiro, o líder ucraniano foi “humilhado”.

Em conversa transmitida ao vivo, nesta sexta-feira (28), direto da Casa Branca, os dois trocaram críticas e expuseram divergências sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia e o apoio norte-americano ao país europeu.

“Desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como a que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca”, disse, completando:

“Acho que o Zelensky foi humilhado. Acho que, na cabeça do Trump, o Zelensky merecia isso.”

Leia também

As declarações de Lula foram feitas em Montevidéu, onde o presidente brasileiro participa da cerimônia de posse de Yamandú Orsi, eleito para a Presidência do Uruguai.

No bate-boca, Trump acusou o ucraniano de ser desrespeitoso com os Estados Unidos e afirmou que o Zelensky “não tem autoridade para dar ordens”.

“Você está apostando a vida de milhões de pessoas. Está brincando com a Terceira Guerra Mundial. O que você está fazendo é extremamente desrespeitoso com este país, que te apoiou muito mais do que muitos achavam que deveria”, disse o republicano.

Lula acredita que a postura de Zelensky foi prejudicial à Europa.

“Acho que a União Europeia foi prejudicada com o discurso do Zelensky. Disse ao presidente da Alemanha que é bem possível que a Europa fique responsável pela reconstrução da Ucrânia.”

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.