O presidente Lula (PT) classificou como “cena grotesca” o bate-boca público entre Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia. Para o presidente brasileiro,
Em conversa transmitida ao vivo, nesta sexta-feira (28), direto da Casa Branca, os dois trocaram críticas e expuseram divergências sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia e o apoio norte-americano ao país europeu.
“Desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como a que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca”, disse, completando:
“Acho que o Zelensky foi humilhado. Acho que, na cabeça do Trump, o Zelensky merecia isso.”
As declarações de Lula foram feitas em Montevidéu, onde o presidente brasileiro participa da cerimônia de posse de Yamandú Orsi, eleito para a Presidência do Uruguai.
No bate-boca, Trump acusou o ucraniano de ser desrespeitoso com os Estados Unidos e afirmou que o Zelensky “não tem autoridade para dar ordens”.
“Você está apostando a vida de milhões de pessoas. Está brincando com a Terceira Guerra Mundial. O que você está fazendo é extremamente desrespeitoso com este país, que te apoiou muito mais do que muitos achavam que deveria”, disse o republicano.
Lula acredita que a postura de Zelensky foi prejudicial à Europa.
“Acho que a União Europeia foi prejudicada com o discurso do Zelensky. Disse ao presidente da Alemanha que é bem possível que a Europa fique responsável pela reconstrução da Ucrânia.”