A bancada do Podemos no Senado sofreu um verdadeiro revez neste sábado (1). O partido perdeu dois senadores que migraram, no início da manhã para o PSDB
PSDB
Oriovisto Guimarães e Styvenson Valentim mudaram de legenda por articulação de Plinio Valério, que era o único tucano no Senado. Com isso, o PSDB subiu numericamente para três parlamentares e conquistou um cargo de liderança na casa.
Mesa diretora e desistência
Já o Podemos, além de perder dois senadores, perdeu um lugar na mesa diretora. O partido estava negociando a 4ª Secretaria, mas quando os senadores Marcos Do Val e Soraya Thronicke resolveram apresentar candidaturas avulsas à presidência, a articulação com a chapa de Alcolumbre se perdeu. Como após protocolarem seus nomes a disputa e discursarem em plenário, Thronicke e Soraya desistiram de concorrer, a sigla ficou sem as candidaturas e sem o lugar na mesa diretora.
Orçamento
A bancada coordenada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG) ficará com 4 senadores, manterá a presidência da Comissão de Agricultura e vai reivindicar a subrelatoria do Orçamento Federal de 2025, que deve ser votado até março. Segundo Viana, que deseja a subrelatoria, um dos objetivos é garantir recursos para obras da BR 381 entre Belo Horizonte e Caeté, trecho que está sob a responsabilidade do Departamento nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).