Ouvindo...

Vereadora causa tumulto ao citar Bolsonaro em discurso de posse na Câmara de SP

Zoe Martínez (PL) exaltou o ex-presidente durante juramento na cerimônia de posse; em reação, vereadores da esquerda provocaram: “sem anistia”

Ao exaltar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a vereadora Zoe Martínez (PL) causou um tumulto durante juramento na cerimônia de posse na Câmara Municipal de São Paulo nesta quarta-feira (1º). Em reação, vereadores da esquerda gritaram: “sem anistia”, em referência aos participantes do ato antidemocrátivo de 8 de janeiro de 2023.

“Pela liberdade, pelo respeito às leis, assim o prometo. Viva Bolsonaro, viva São Paulo, viva a liberdade, viva o Brasil e a democracia”, gritou a vereadora ao microfone.

A declaração foi seguida de vaias e de gritos por alguns dos presentes, o que gerou um princípio de confusão na cerimônia. Ao voltar ao seu lugar, Martinez bateu boca com vereadores do PSOL e a deputada federal Erika Hilton, que também faz parte do Partido Socialismo e Liberdade.

O vereador Eliseu Gabriel (PSB), que preside a sessão por ser o mais velho da Câmara, pediu calma e brincou. “Começou cedo”.

A bancada alinhada a Bolsonaro, integrada por Zoe Martinez, e por parlamentares como Lucas Pavanato (PL) e Sargento Nantes (PP) promete levar ao Legislativo municipal embates e tentativas de CPIs contra pautas ligadas à esquerda.

Quem é Zoe Martínez?

Ex-comentarista política, Zoe Martínez foi eleita vereadora com mais de 60 mil votos nas eleições de 2024, sendo uma das maiores apostas do PL e do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Leia também

Mesa Diretora

Após a posse, os vereadores de São Paulo iniciam a escolha do novo presidente do Poder Legislativo Municipal paulistano, além dos novos membros da Mesa Diretora da Câmara.

O vereador Ricardo Teixeira (União Brasil) foi indicado como o candidato da base do governo para o cargo e foi eleito com 49 votos, contra seis votos do vereador Celso Gianazzi (PSOL).

Além do próprio partido, Teixeira teve apoio de MDB, PL, PP e até do PT – que faz oposição a Nunes – para ser eleito para a presidência do Legislativo municipal em 2025.

A chapa decidida em acordo ficou da seguinte forma:

Presidente: Ricardo Teixeira (União Brasil)

1° vice: João Jorge (MDB)

2° vice: Isac Félix (PL)

1° secretário: Hélio Rodrigues (PT)

2° secretário: Milton Ferreira (Podemos)

1° suplente: Edir Sales (PSD)

2° suplente: Major Palumbo (PP)

Corregedor Geral: Rubinho Nunes (União Brasil)


Participe dos canais da Itatiaia:

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.