Ouvindo...

Lula confirma presença na reunião de Cúpula dos BRICS; saiba como será a participação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a participação presencial na cúpula do BRICS por recomendação médica. Ele irá discursar nesta quarta-feira (23) por meio de videoconferência

Brasil vai lançar “tinder’ internacional do combate à fome em novembro*

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá participar nesta quarta-feira (23), de forma remota, da reunião ampliada da 16ª Cúpula do BRICS, que acontece em Kazan, na Rússia.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), a participação de Lula está prevista para às 7h30 (horário de Brasília).

O discurso será feito um dia após Lula conversar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por cerca de 20 minutos.

A conversa entre os dois presidentes ocorreu por telefone, na manhã desta terça-feira (22).

Leia também

Ainda conforme a Secom, na conversa, Putin lamentou a ausência de Lula na Cúpula dos BRICS, e perguntou sobre o estado de saúde do presidente, que sofreu um acidente doméstico, na noite de sábado (19), no Palácio da Alvorada.

Putin garantiu à Lula que o governo russo estava cuidando dos arranjos necessários para a participação dele na reunião dos chefes de Estado por meio de videoconferência.

Esta será a primeira cúpula do BRICS com a participação dos cinco novos membros que ingressaram no bloco este ano: Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia. Até o ano passado, o BRICS era formado apenas por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.