Dois meses após
O diretor executivo da EPR, Eric de Almeida, avaliou que o espaço será fundamental para que a concessionária acompanhe todas as situações da rodovia e consiga prestar serviço de qualidade ao usuário.
“O centro de controle de operações é o coração e o cérebro da rodovia e da nossa operação. Nele concentra-se todas as informações, sobre onde estão nossas viaturas de inspeção e operação, para que toda necessidade do usuário e qualquer situação identificada na rodovia, como redução de velocidade ou entrave de fluidez, nosso centro é quem opera e faz toda a gestão para acionamento de viaturas e atendimento. Nós temos hoje câmeras ao longo da rodovia, ainda não está completo, mas até o terceiro ano da concessão teremos a implantação de 100% de câmeras na rodovia. Todos os quilômetros serão monitorados e cobertos por câmeras”, explicou Eric de Almeida.
O trecho de BH até Juiz de Fora passou a ter responsabilidades da EPR em 6 de agosto. Neste mesmo dia o pedágio subiu de R$ 6,30 para R$ 12,70. Agora os próximos reajustes terão como base os índices de inflação.
“Entendemos que o contrato trouxe uma tarifa modelada pela ANTT e pelo governo federal e a empresa entendeu que a tarifa faz jus aos investimentos que serão feitos na rodovia. O contrato prevê mecanismos de ajustes anualmente, através da inflação, mas o nosso foco é a entrega das benfeitorias e dos serviços. Temos uma previsão de quase R$ 9 bilhões em investimentos, sendo R$ 3,5 bilhões nos sete primeiros anos”, afirmou o diretor da concessionária.
Primeiras obras
Segundo o diretor-executivo da EPR, melhorias já foram feitas em pontos críticos - como a curva da Celinha e o trevo de Moeda.
“Olhamos para a rodovia e identificamos que o trevo de Moeda era um local crítico. Através de uma engenharia rodoviária alteramos um pouco os fluxos para que houvesse uma melhor segurança para os usuários que adentram a rodovia vindo de Moeda. Outros 42 pontos também estão sendo trabalhados”, avaliou. Eric.
O trecho concedido da 040 passa por 15 municípios. Em cerca de dois meses de concessão, a empresa afirma ter diminuído os índices de acidentes e mortes em 5%. “É um número baixo ainda para o que pretendemos para a BR-040. Em conjunto com a ANTT, que tem sua iniciativa de redução de acidentes, a EPR também tem um trabalho interno para a redução de acidentes”, afirmou.
O inspetor Fábio Jardim, Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, diz que a BR-040 ficou mais segura.
“Já verificamos que ficou um local mais seguro. Em um ano, quando pudermos trabalhar com os dados, vamos verificar uma redução nos sinistros e feridos em acidentes da rodovia”, diz Fábio Jardim.
Novos leilões
O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, fala sobre
“Nós tivemos 3 leilões este ano em Minas Gerais. O tão esperado da BR-381, que muitas pessoas não acreditavam, mas acreditamos no projeto. O leilão foi exitoso e em janeiro a nova concessionária vai assumir.