Ouvindo...

Morre o advogado mineiro Genival Tourinho, ex-deputado federal e estadual

Causa da morte do político não foi divulgada; Genival teve o nome ligado a resistência na ditadura militar brasileira

Genival Tourinho, ex-deputado mineiro, morreu neste sábado (21) aos 91 anos

Morreu neste sábado (21), aos 91 anos, o ex-deputado federal e estadual Genival Tourinho. A causa da morte do político mineiro, natural de Montes Claros, na região norte do estado, não foi divulgada.

Genival foi Deputado Federal por duas legislaturas, entre 1975-1979 e 1979-1983, ambas pelo MDB. Antes, ele teve atuação como deputado estadual suplente na sexta legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre 1967 e 1971.

Formado em direito pela UFMG em 1958, ele também foi presidente do Ipsemg, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, entre 1983 e 1985, além de conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Leia também

De acordo com o acervo da ALMG, o ex-deputado chegou a ser integrante de um dos “Grupos do Doze”, grupos apoiados por Leonel Brizola para apoiar o governo João Goulart e resistir a um possível golpe militar. Em um programa em sua homenagem produzido pelo Legislativo, ele chegou a citar como pontos máximo da sua carreira as lutas pela Petrobras (campanha “O Petróleo é Nosso”) e pela Anistia (em 1979).

Além do MDB, o ex-parlamentar também foi filiado ao PTB e ao PDT. O velório de Genival será na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, neste domingo (22), das 10h às 14h, e o corpo será cremado.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.