Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
divulgadas nesta quinta-feira (22) mostram uma tendência crescente na idade média da maternidade no Brasil. Em 2000, a média de idade das mulheres ao terem seu primeiro filho era de 25,3 anos. Atualmente, essa média subiu para 27,7 anos e a previsão é de que continue a subir, alcançando 31,3 anos até 2070.
O fenômeno reflete mudanças sociais e econômicas que influenciam o planejamento familiar e a decisão sobre o momento de ter filhos.
“Ao longo do tempo, percebemos que a fecundidade está envelhecendo. Hoje, a maioria das mulheres tem filhos entre 25 e 29 anos. Isso se deve ao adiamento da maternidade que essas mulheres têm feito”, explica a pesquisadora do IBGE, Luciene Longo.
As projeções divulgadas nesta quinta-feira se baseiam nas novas estimativas populacionais feitas pelo IBGE, com base nos dados do Censo 2000, 2010 e 2022, na Pesquisa de Pós-Enumeração do Censo (PPE, que corrigiu inconsistências do levantamento demográfico de 2022) e nos registros de nascimento, mortes e migração no pós-pandemia.
Participe dos canais da Itatiaia: