O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, participou nesta quarta-feira (8) da abertura da 15ª Edição da Agriminas, em Belo Horizonte, e falou sobre os desafios do governo federal em contabilizar os impactos das
“Estamos em contato com a Emater, que está pedindo apoio do governo federal para se aparelhar e fazer o levantamento das perdas. Não foram perdas pequenas, muitos animais morreram nas enchentes, investimentos em aviários, pocilgas e várias instalações para produção de leite, além da cultura, que vai ter impacto nacional na produção de arroz e feijão, por exemplo. Estamos aparelhando a Emater com carros e caminhonetes para que eles possam apurar junto aos agricultores as perdas”, afirmou o ministro.
Veja mais:
Sobre os impactos no abastecimento, principalmente de arroz, Paulo Teixeira disse que o governo federal já prepara uma importação de emergência para evitar o desabastecimento no país.
“O presidente Lula determinou a importação do arroz e do feijão. Estávamos esperando a colheita do arroz no RS e os preços começaram a baixar, mas uma parte da colheita está se perdendo debaixo da água, isso não pode afetar o preço do arroz nos supermercados”, disse Teixeira.