O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou o aniversário de 20 anos do lançamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), o presidente resgatou uma foto de duas décadas atrás, quando o Samu foi lançado pelo governo federal. À época, em 27 de abril de 2004, Lula estava em seu primeiro mandato como presidente da República.
“Boa lembrança. 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o nosso SAMU, que atende mais de 90% da população e presta socorro para quem mais precisa”, afirmou na rede social.
Boa lembrança. 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o nosso SAMU, que atende mais de 90% da população e presta socorro para quem mais precisa. https://t.co/3KFEOYdB0x
— Lula (@LulaOficial) April 27, 2024
O lançamento do Samu foi feito via decreto, que também criou o número 192 como canal de atendimento. Ao longo das últimas duas décadas, o Samu passou a alcançar mais de 90% do território brasileiro, realizando atendimento de urgência em 3.900 municípios onde vivem quase 190 milhões de brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Além das ambulâncias, o Samu também conseguiu capilarizar o atendimento no interior do país graças à atuação das chamadas “motolâncias”, motocicletas equipadas para realizar atendimento no local. Na região amazônica, as “ambulanchas”, também do Samu, são responsáveis por chegar a comunidades ribeirinhas.
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que já ocupou o cargo de ministro da Saúde também comemorou a data e relembrou a expansão do Samu no interior do Brasil.
Tenho muito orgulho de ter sido o Ministro da Saúde que expandiu o SAMU para o interior do Brasil. Levamos o serviço das regiões metropolitanas para o interior do país. Contribuindo para levar saúde de qualidade de ponta a ponta! 🇧🇷⭐️
— Alexandre Padilha (@padilhando) April 27, 2024