Ouvindo...

Chama o Samu: Lula comemora 20 anos de serviço que atende mais de 90% do país

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que hoje conta com ambulâncias, motolâncias e ambulanchas chega a quase 4 mil municípios brasileiros

Em seu primeiro mandato, Lula lançou Samu, via decreto presidencial, em 2004

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou o aniversário de 20 anos do lançamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), o presidente resgatou uma foto de duas décadas atrás, quando o Samu foi lançado pelo governo federal. À época, em 27 de abril de 2004, Lula estava em seu primeiro mandato como presidente da República.

“Boa lembrança. 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o nosso SAMU, que atende mais de 90% da população e presta socorro para quem mais precisa”, afirmou na rede social.

O lançamento do Samu foi feito via decreto, que também criou o número 192 como canal de atendimento. Ao longo das últimas duas décadas, o Samu passou a alcançar mais de 90% do território brasileiro, realizando atendimento de urgência em 3.900 municípios onde vivem quase 190 milhões de brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Além das ambulâncias, o Samu também conseguiu capilarizar o atendimento no interior do país graças à atuação das chamadas “motolâncias”, motocicletas equipadas para realizar atendimento no local. Na região amazônica, as “ambulanchas”, também do Samu, são responsáveis por chegar a comunidades ribeirinhas.

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que já ocupou o cargo de ministro da Saúde também comemorou a data e relembrou a expansão do Samu no interior do Brasil.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.