Ouvindo...

Lula critica resposta de Netanyahu e acusa Israel de promover genocídio em Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a falar sobre a guerra entre Israel e o Hamas, em discurso na noite desta sexta-feira (23), na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (23) que o governo de Israel está promovendo um genocídio na Faixa de Gaza, na guerra contra o Hamas. Em discurso feito na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, Lula defendeu a criação do Estado Palestino. “Eu não troco a minha dignidade pela falsidade. Quero dizer para vocês que eu sou favorável a criação do Estado Palestino livre e soberano. Que possa, este Estado Palestino, viver em harmonia com o Estado de Israel”, afirmou.

O presidente subiu o tom contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que disse que a fala de Lula, comparando o massacre em Gaza com o Holocausto, tenta prejudicar o povo judeu e o direito de Israel de se defender. “O que o governo de Israel está fazendo contra o povo palestino não é guerra, é genocídio, porque está matando mulheres e crianças. Não tentem interpretar a entrevista que eu dei na Etiópia, leiam a entrevista, em vez de ficarem me julgando pelo que disse o primeiro-ministro de Israel. O que está acontecendo em Israel é um genocídio. São milhares de crianças mortas, milhares desaparecidas, e não está morrendo soldado, estão morrendo mulheres e crianças dentro dos hospitais. Se isso não é genocídio, eu não sei o que é genocídio”, disparou Lula.

O presidente também cobrou mudanças na configuração do Conselho de Segurança da ONU, tirando os poderes soberanos de cinco membros, entre eles os Estados Unidos e a Rússia. “O Conselho de Segurança da ONU hoje não representa nada, não toma decisão para nada e não faz paz em nada”, avaliou Lula. O presidente defendeu a inclusão de países da América Latina, da África e da Índia. “Não é possível que as pessoas não compreendam o que está acontecendo em Gaza. Não é possível que as pessoas não tenham sensibilidade com milhões de crianças que vão dormir todo santo dia com fome, porque não tem um copo de leite, apesar de o mundo produzir alimentos em excesso. mesmo Nós precisamos ter consciência de que o que existe no mundo hoje é muita hipocrisia e pouca política”, afirmou Lula.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.