O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, parabenizou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aposentado Ricardo Lewandowski por ter sido escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em uma publicação feita, na tarde desta quinta-feira (11), Moraes classificou seu ex-colega de STF como um magistrado exemplar, brilhante jurista e professor respeitado.
Moraes disse, ainda, que Lewandowski é uma pessoa com espírito público incomparável e preparada para esse novo desafio.
Parabéns ao Ministro Ricardo Lewandowski pelo novo e honroso cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Magistrado exemplar, brilhante jurista, professor respeitado e, acima de tudo, uma pessoa com espírito público incomparável e preparada para esse novo desafio. Desejo…
— Alexandre de Moraes (@alexandre) January 11, 2024
O ministro do STF Gilmar Mendes disse que testemunhou o brilhantismo de Lewandowski, que segundo ele, soube enfrentar, com muita coragem, os mais complexos desafios na Corte. “Eu tenho a plena convicção de que o Ministério da Justiça está em boas mãos. Desejo a ele boa sorte na nova missão”, destacou Gilmar.
Recebo com alegria a indicação do ministro Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça. Durante os seus 17 anos de Supremo Tribunal Federal, fui testemunha do seu brilhantismo. Lewandowski sempre soube enfrentar, com muita coragem, os mais complexos desafios na Corte.…
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) January 11, 2024
O ministro Ricardo Lewandowski só irá assumir o cargo em 1ª de fevereiro. Até lá, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, irá comandar a pasta. Dino será empossado como ministro do STF em 22 de fevereiro, na vaga aberta em decorrência da aposentadoria da ministra Rosa Weber.