Ouvindo...

Moraes sobre Lewandowski no Ministério da Justiça e Segurança Pública: ‘magistrado exemplar’

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, usou as redes sociais, na tarde desta quinta-feira (11), para comentar a escolha do ministro do STF aposentado Ricardo Lewandowski para o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Alexandre de Moraes

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, parabenizou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aposentado Ricardo Lewandowski por ter sido escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em uma publicação feita, na tarde desta quinta-feira (11), Moraes classificou seu ex-colega de STF como um magistrado exemplar, brilhante jurista e professor respeitado.

Moraes disse, ainda, que Lewandowski é uma pessoa com espírito público incomparável e preparada para esse novo desafio.

O ministro do STF Gilmar Mendes disse que testemunhou o brilhantismo de Lewandowski, que segundo ele, soube enfrentar, com muita coragem, os mais complexos desafios na Corte. “Eu tenho a plena convicção de que o Ministério da Justiça está em boas mãos. Desejo a ele boa sorte na nova missão”, destacou Gilmar.

O ministro Ricardo Lewandowski só irá assumir o cargo em 1ª de fevereiro. Até lá, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, irá comandar a pasta. Dino será empossado como ministro do STF em 22 de fevereiro, na vaga aberta em decorrência da aposentadoria da ministra Rosa Weber.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.