Ouvindo...

Com aval de Alckmin, PSB vai filiar o deputado mineiro Noraldino Júnior

Eleito pelo PSC no ano passado, parlamentar da Assembleia Legislativa já conversa há algum tempo para viabilizar a mudança partidária

Noraldino está em seu terceiro mandato na Assembleia de Minas

O deputado estadual de Minas Gerais Noraldino Júnior vai deixar o Partido Social Cristão (PSC) para se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O acordo, costurado ao longo das últimas semanas, será oficializado na próxima quarta-feira (6), em Brasília (DF). A legenda organiza um evento para receber Noraldino. A solenidade deve contar, inclusive, com participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que compõe os quadros do PSB.

O acerto entre Noraldino e os socialistas vai ao encontro do desejo do partido de ampliar o número de parlamentares com mandato em Minas. Atualmente, a agremiação tem apenas o mandato de Noraldino Júnior na Assembleia Legislativa. Não há representantes do PSB entre a bancada mineira na Câmara dos Deputados.

Além de Geraldo Alckmin, o evento de filiação de Noraldino terá a participação do ex-deputado federal Mário Assad Júnior, presidente do PSB em Minas Gerais. O presidente nacional, Carlos Siqueira, também vai receber o deputado. O presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite (MDB), será outro a estar no evento de filiação.

Em 16 de agosto, durante uma visita de Alckmin a Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, lideranças do PSB conversaram com Noraldino sobre a possibilidade de filiar o deputado estadual ao partido.

Críticas a Zema

O PSC, que ainda abriga Noraldino, compõe a base aliada ao governador Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa. Nesta semana, durante discurso na tribuna do plenário do Parlamento, o deputado estadual corroborou críticas ao Executivo estadual.

Momentos antes, Arnaldo Silva, do União Brasil, havia apontado “desprezo” de órgãos e secretarias de Estado em direção ao Legislativo. Noraldino, então, afirmou que as palavras “respeito”, “dignidade” e “credibilidade” haviam “perdido o sentido” na relação entre os Poderes.

“Credibilidade não se constrói com palavras, mas com ações e exemplos. Eu acho que Vossa Excelência (Arnaldo) traz um alerta e um desabafo que grande parte dos parlamentares tem vontade de falar. Vossa Excelência me representa em todas as falas no dia de hoje”, falou.

Na Assembleia, o PSB compõe um bloco parlamentar que tem partidos da base de apoio a Zema. Apesar disso, os socialistas têm adotado posições contrárias ao governador do Novo — chegaram, por exemplo, a emitir comunicado para repudiar as falas do chefe do Executivo sobre o desejo de “protagonismo político” do Sul e do Sudeste ante os estados do Norte e do Nordeste.

Noraldino é o presidente de uma comissão extraordinária instalada pela Assembleia para debater os direitos dos animais. Uma das bases eleitorais do parlamentar é Juiz de Fora, na Zona da Mata. Ele está no terceiro mandato como parlamentar estadual.

Paralelamente, os socialistas já começam a traçar estratégias para as eleições municipais em 2024. Em Belo Horizonte, por exemplo, há conversas para fortalecer a pré-candidatura de Paulo Brant, ex-vice-governador de Minas e filiado ao PSB desde março.

O PSB mineiro aposta em Alckmin para impulsionar as chapas que vão concorrer pelo partido no ano que vem. Os ex-ministros Walfrido dos Mares Guia e Saraiva Felipe também são interlocutores ativos no processo.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.