Ouvindo...

Haddad se reúne Sergio Massa, ministro da Economia e candidato à presidência da Argentina

Encontro dos ministros acontece nesta segunda-feira (28), no prédio do Ministério da Fazenda

Em janeiro, Haddad se encontrou com Sergio Massa na Casa Rosada, em Buenos Aires

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), se encontra nesta segunda-feira (28) com o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, no prédio à Esplanada dos Ministérios. Massa foi o candidato mais bem votado dentre as forças políticas apoiadas pela Casa Rosada e disputará as eleições presidenciais do país vizinho em 22 de outubro.

Após a reunião, o petista e o peronista seguem para o Palácio do Planalto, onde está previsto um compromisso com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A agenda de encontros bilaterais acontece em meio à tumultuada eleição presidencial argentina e à crise econômica na qual o país sul-americano está mergulhado.

A expectativa é que o peronista Sergio Massa discuta com Fernando Haddad e Lula sobre o ingresso da Argentina no bloco econômico Brics — atualmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro acontece, aliás, uma semana após a Cúpula do Brics, que ocorreu em Joanesburgo, onde estiveram presentes o ministro da Fazenda e o presidente brasileiro. A Argentina, assim como outros cinco países (Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Irã) tiveram o ingresso no grupo aceito pelos membros atuais.

O comércio bilateral entre os países, a abertura de mercados agrícolas e a segurança nas fronteiras estão entre os assuntos que devem ser abordados no encontro. A situação energética da Argentina deve vir à tona na reunião marcada entre a alta cúpula do Ministério da Fazenda e os representantes argentinos. A secretária de Energia, Flávia Royon, e o presidente da Energía Argentina, Agustín Gerez, integram a comitiva que visita o Brasil.

O país vizinho pleiteia a liberação de cerca de US$ 700 milhões do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras no Gasoduto Néstor Kirchner. No mês passado, Lula se encontrou com o presidente argentino Alberto Fernández no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e indicou haver grandes chances do Brasil apoiar o financiamento.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.