O hábito de arranhar deve ser incentivado nos gatos; saiba por quê

O comportamento está ligado à saúde física e mental dos gatos e deve ser respeitado; brinquedos certos ajudam

Arranhar é uma forma de os gatos marcarem território visual e olfativamente, além de ser importante para a manutenção das garras e para o alongamento corporal

Arranhar é mais do que um simples hábito dos felinos, é na verdade uma necessidade instintiva deles. Esse tipo de comportamento está ligado à saúde física e mental dos gatos e deve ser respeitado e incentivado com a ajuda dos brinquedos certos. Quando não encontram locais adequados para arranhar, os gatos podem recorrer a móveis, portas ou cortinas, o que causa frustração nos tutores e estresse no animal.

Com brinquedos específicos e algumas estratégias, é possível redirecionar esse comportamento de forma positiva, indicam especialistas. De acordo com a American Association of Feline Practitioners (AAFP), arranhar é uma forma de os gatos marcarem território visual e olfativamente, além de ser importante para a manutenção das garras e para o alongamento corporal.

“Arranhar é parte do repertório natural dos gatos. Reprimir esse comportamento, sem oferecer alternativas, pode gerar frustração, ansiedade e problemas comportamentais”, afirma a entidade em suas diretrizes sobre o bem-estar felino.

Leia também

Ofereça brinquedos que respeitem o comportamento natural

Os arranhadores são os principais aliados para quem quer manter a casa protegida e, ao mesmo tempo, preservar o bem-estar dos gatos.

Eles devem ser estáveis, ter altura suficiente para que o animal possa se esticar completamente e ser feitos de materiais atrativos, como papelão grosso, madeira ou sisal.

A especialista em comportamento felino Mikel Delgado, da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, reforça a importância de observar o tipo de superfície que o gato mais usa.

“Alguns felinos preferem arranhar na vertical, outros preferem superfícies horizontais. Ter mais de um tipo de arranhador aumenta as chances de sucesso”, diz.

Como escolher e posicionar o arranhador ideal

Material e o formato não são as únicas coisas que importam. O posicionamento do arranhador faz toda a diferença.

Os tutores podem experimentar colocá-lo próximo de onde o gato já costuma arranhar, como ao lado do sofá, para incentivar o uso.

  • Prefira materiais como sisal natural, papelão reforçado ou madeira crua;
  • Ofereça arranhadores verticais e horizontais;
  • Posicione o brinquedo próximo de móveis que costumam ser alvos;
  • Garanta que o arranhador seja firme e estável;
  • Utilize catnip ou feromônios para atrair o gato para o local correto.

Arranhar faz parte de uma vida equilibrada

Brinquedos para arranhar não são apenas acessórios: eles são parte essencial de um ambiente enriquecido.

Segundo a International Society of Feline Medicine (ISFM), o enriquecimento ambiental é um dos pilares da saúde felina e isso inclui brinquedos, prateleiras para escalar, esconderijos e, claro, arranhadores.

Estimular o uso desses brinquedos, entender as preferências do animal e posicionar os arranhadores de forma estratégica são medidas que vão beneficiar não apenas a casa dos tutores, mas também a saúde física e emocional do gato.

Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.

Ouvindo...