A rotina agitada de muitos tutores nem sempre permite oferecer aos cães toda a atenção e estímulo que eles precisam. Para lidar com isso, muitos tutores têm procurado as creches para cães.
Algumas instituições funcionam apenas como um local confortável e seguro para deixar o animal durante o expediente, mas outras oferecem atividades físicas, estímulo mental e atividades de socialização.
“Dias bem estruturados em creche ajudam cães a aprender habilidades sociais, reduzir estresse e melhorar comportamento”, aponta a instituição Dog University.
A busca por esse tipo de serviço reflete uma mudança de comportamento das pessoas: tutores estão mais atentos às necessidades emocionais dos pets e compreendem que cães entediados ou solitários podem desenvolver ansiedade, depressão e comportamentos destrutivos.
Segundo especialistas em comportamento animal, os cães são animais sociáveis por natureza e precisam interagir com outros da mesma espécie e com humanos para manter uma rotina equilibrada.
“Socialização e exercício não são apenas entretenimento, mas sim componentes cruciais para o desenvolvimento mental e emocional”, destaca o Birmingham Animal Hospital.
Esses ambientes podem transformar o comportamento do pet principalmente aqueles que ficam sozinhos por muitas horas ou não têm contato com outros cães com frequência.
Principais vantagens para cães e tutores
- Socialização contínua e habilidades comportamentais: o contato diário com outros cães ensina limites e comunicação animal;
- Exercício físico regular: piques, brincadeiras e interação ajudam a manter peso saudável e prevenir problemas como obesidade;
- Estimulação mental: atividades variadas, brinquedos e desafios reduzem ansiedade e comportamentos destrutivos;
- Ambiente seguro e profissional: cuidadores treinados acompanham saúde, doses e sinais de estresse ou doença;
- Alívio para tutores: saber que o cão está em ambiente adequado leva mais tranquilidade e melhora a rotina de ambos.
Cuidados ao escolher uma creche
Nem todas as creches são iguais e alguns serviços ainda apresentam riscos. Para selecionar com segurança, o tutor deve ter atenção a alguns pontos importantes.
Verifique se há espaço suficiente e áreas separadas por porte e perfil, e se os colaboradores são capacitados em comportamento animal.
Certifique-se da existência de rotinas estruturadas, como hora de brincar, descansar, comer, e exija relatórios ou atualizações sobre o comportamento do pet.
Também é fundamental observar as condições de limpeza, os protocolos de higiene e segurança, além da exigência de vacinas atualizadas.
Nos EUA, uma pesquisa da Talker Research com famílias usuárias do Camp Bow Wow revelou que a percepção dos tutores que levam seus cães à creche com frequência mensal é de que os animais ficam mais calmos em casa e apresentam menos comportamentos associados ao estresse.