Ouvindo...

XX Fórum das Letras da UFOP começa hoje (03)

O evento propõe reflexões sobre literatura, cinema e tecnologia, reunindo autores, pesquisadores e artistas em uma programação gratuita e aberta ao público.

Eventos acontecerão no ICHS

Entre hoje e o dia e 8 de novembro, Ouro Preto e Mariana recebem a segunda etapa do XX Fórum das Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A nova fase do Fórum contará com a presença do escritor amazonense Milton Hatoum e uma homenagem ao cineasta e documentarista Silvio Tendler, dois dos nomes mais reconhecidos da cena cultural brasileira.

A abertura oficial acontece em 3 de novembro, às 18h30, no Anexo do Museu da Inconfidência, com uma conversa entre Hatoum e a idealizadora do evento, Guiomar de Grammont, seguida do lançamento de “Dança de Enganos”, novo livro do autor. Encerrando a noite, o público poderá assistir à exibição do filme “O retrato de um certo Oriente”, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado em uma das obras mais conhecidas de Hatoum.

No dia seguinte, 4 de novembro, o escritor participa de uma palestra no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana, sobre “Literatura, História e Violências”.

No dia 5, o evento faz uma pausa em homenagem às vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, ocorrido há dez anos. O Fórum se une às manifestações realizadas em memória do episódio, considerado o maior desastre socioambiental do país.

A programação segue em 6 de novembro, com o debate “Dom Pedro II, Gorceix e a Escola de Minas”, às 11h, no Museu da Inconfidência. A mesa, mediada por José Alberto Cocota Júnior, integra as comemorações pelos 150 anos da Escola de Minas da UFOP.

Na sexta-feira, 7 de novembro, a programação foca na relação entre tradução, tecnologia e criação literária. Às 14h, ocorre a mesa “Poéticas da Tradução em tempos de Inteligência Artificial”, com Vera Casa Nova, Izabella Borges e Rodrigo Cid, sob mediação de Larissa Lagos. Em seguida, às 16h, o tema “Edição e Criação” será discutido por Ana Elisa Ribeiro, Sérgio França e Leida Reis, com mediação de Maria Rita Drumond. O dia encerra às 18h com o painel “Traduções dos mundos indígenas e narrativas literárias”, reunindo Pedro Cesarino, Danilo Borum-Kren, Mariana Sanchez e Daniel Massa, com mediação de Guiomar de Grammont.

O sábado, 8 de novembro, começa às 10h30, na Livraria Outras Palavras, com o lançamento de “Minas Gerais: contos e confidências” e “Um olhar sobre a literatura angolana de Língua Portuguesa”, com Luísa Coelho e mediação de Rauer. Em seguida, um Sarau aberto convida o público a ler poemas e textos.

À tarde, a Casa de Cultura Negra de Ouro Preto recebe, às 14h, a homenagem a Silvio Tendler, com exibição do documentário “Sujeito oculto na rota do Grande Sertão” (2013) e o lançamento do livro “Os trabalhos e os dias do KIM”, projeto do cineasta em parceria com Anita Leocádia Prestes e a Editora À Margem. O encontro contará com os editores Christian Coelho e Luanna de Grammont de Cristo, mediado por Emílio Maciel.

Ainda no sábado, às 16h, ocorre a mesa “Traduzir a Cidade Invisível”, com Renata Forato, Bruno Meyerfeld e Douglas Aparecido, mediada por Kedison Guimarães, que propõe uma reflexão sobre a arte como escuta e tradução do espaço urbano.

O encerramento será às 19h, no Museu da Inconfidência, com as conferências “A tragédia em Pasolini”, de Alex Calheiros, e “Geraes: Arte Barroca em Minas”, com Ângelo Oswaldo de Araújo Santos e mediação de Rogério Faria Tavares. A noite termina com coquetel e sarau musical ao som de um trio de chorinho.

Idealizado pela escritora e professora Guiomar de Grammont, o Fórum das Letras é promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com apoio da Fapemig e da Prefeitura de Ouro Preto. Em duas décadas de existência, o evento se consolidou como um dos principais encontros literários do Brasil, promovendo o diálogo entre arte, pensamento crítico e sociedade.

A programação completa está disponível no site oficial do Fórum das Letras.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.