A Universidade Federal de Ouro Preto ampliou o número de vagas ofertadas no Sistema de Seleção Unificada para a edição única de 2026. A instituição passou de 2.799 vagas disponibilizadas em 2025 para 3.029 vagas neste ano, um acréscimo de 230 oportunidades. A ampliação ocorre com a criação de três novos cursos de graduação, sendo Pedagogia, no novo campus de Ipatinga, e dois cursos de Inteligência Artificial, um no campus de Ouro Preto e outro em João Monlevade.
As inscrições para o SiSU 2026 estão abertas desde a última segunda-feira, dia 19 de janeiro, e seguem até a próxima sexta-feira, dia 23. Os candidatos interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo site do Sistema de Seleção Unificada. Ao todo, a UFOP participa do processo seletivo com 50 cursos presenciais distribuídos entre seus campi.
De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFOP, Marlice de Oliveira e Nogueira, a ampliação do número de vagas representa um avanço institucional e amplia a contribuição social e acadêmica da Universidade em Minas Gerais e no país. Segundo ela, a implantação dos novos cursos fortalece a presença da UFOP nos municípios onde já atua e amplia sua inserção em novas regiões, com destaque para a instalação do campus no Vale do Aço.
A criação do campus de Ipatinga integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento. Além do curso de Pedagogia, o programa prevê a implantação gradual de outras quatro graduações. As atividades iniciais do Instituto de Saúde e Humanidades serão realizadas em um espaço provisório cedido pela Prefeitura de Ipatinga. O curso de Pedagogia contará com 100 vagas anuais, sendo 50 no período noturno, com ingresso no semestre 2026.1, e 50 no período vespertino, com ingresso no semestre 2026.2.
Os cursos de Inteligência Artificial serão ofertados em dois campi da UFOP. Em Ouro Preto, no Campus Morro do Cruzeiro, serão disponibilizadas 40 vagas em turno integral, com ingressos no primeiro e no segundo semestres letivos. Em João Monlevade, no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, o curso contará com 50 vagas no turno matutino, com ingresso no primeiro semestre letivo. Apesar de possuírem estruturas próprias, os cursos compartilharão disciplinas e manterão articulação para atualização dos projetos pedagógicos.
A edição de 2026 do SiSU traz como novidade a possibilidade de utilização das notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio. Os candidatos poderão concorrer às vagas utilizando as notas obtidas no Enem de 2023, 2024 ou 2025. O sistema será responsável por calcular automaticamente a melhor média ponderada para a classificação nas duas opções de curso escolhidas pelo candidato.