O congado é uma manifestação cultural afro-brasileira que combina canto, dança, música de tambor e religiosidade. Originado com os povos africanos trazidos ao Brasil durante o período colonial, o congado preserva tradições, celebra a ancestralidade e integra rituais religiosos em homenagem a santos e reis africanos. Em Ouro Preto, a prática do congado é mantida por grupos como a Guarda de Congo Manto Azul de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, que realizam atividades culturais, religiosas e de cortejo na cidade.
Cristiane Vitória, integrante e uma das capitãs da guarda, explica a relevância do reinado:
“Salve Maria, pessoal. Meu nome é Cristiane, faço parte da Guarda de Congo Manto Azul de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito de Ouro Preto. Sou uma das capitãs do Congo e hoje venho falar um pouco da nossa festividade, do nosso reinado, que vai acontecer no dia 16 de novembro, na cidade de Ouro Preto, no bairro Santa Cruz. Quero falar sobre a importância de manter essa cultura viva, que é muito significativa para nós.
Nossos ancestrais vieram para cá trazendo essa cultura afro-brasileira, e nós, hoje, seguimos essa tradição reinadeira e congadeira na cidade de Ouro Preto. Através do canto, da dança e do som do tambor, expressamos a nossa liberdade nas ruas da cidade. Cultuamos nossos ancestrais, louvamos nossos sagrados reis e a rainha da África. Assim, seguimos a tradição dos nossos mais velhos.
Foi uma grande conquista para nós, congadeiros e reinadeiros, conseguir expressar nossos sentimentos pelas ruas, nas igrejas e viajando pelo mundo, cantando e dançando ao som do tambor. Dessa forma, mostramos essa cultura tão rica para nossas crianças, jovens, adultos e mais velhos, fortalecendo nossa história e liberdade como povo.
Essa conquista de liberdade, de poder andar pelas ruas e ter reconhecimento, é algo pelo qual ainda lutamos. E seguimos pedindo aos nossos santos padroeiros, à nossa Mãe do Rosário, Nossa Senhora do Rosário, que nos dê caminho e força para continuar mantendo viva essa tradição, mantendo a África viva dentro de Ouro Preto e em nossos corações, que pulsam com o som do tambor, do canto e da dança. Salve Maria!”
O reinado será realizado no dia 16 de novembro de 2025, na Praça Lírio do Campo, no bairro Santa Cruz. A programação começa às 7h com a chegada das guardas, seguindo com café da manhã, saída em busca do trono coroado, missa, cortejo, roda de samba, almoço, apresentação de guardas visitantes e encerramento às 17h.
O tríduo preparatório será realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro, às 19h, na Capela de Santa Luzia.