Ouvindo...

Mariana é reclassificada no Mapa do Turismo Brasileiro e passa a integrar políticas prioritárias do setor

Município passa a integrar categoria prioritária e poderá acessar recursos federais para investimentos em infraestrutura e ações voltadas ao setor turístico

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas para o setor. Além disso, os municípios são categorizados com base em cinco variáveis, com o objetivo de identificar o desempenho da economia do turismo em cada localidade.

Segundo atualização divulgada pelo Ministério do Turismo, Mariana passou a integrar uma nova categoria dentro do Mapa do Turismo Brasileiro. O município mineiro deixou de ser classificado como destino complementar e passou a ocupar posição de destaque entre os territórios priorizados pelas políticas nacionais do setor.

O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, fala mais sobre o assunto:

“Compartilho com toda a população que temos trabalhado para investir no turismo como política pública. Mariana agora está no Mapa do Turismo Brasileiro. O documento foi assinado pelo ministro do Turismo do governo federal. Conseguimos esse reconhecimento principalmente para fortalecer e potencializar o nosso turismo”.

O Secretário Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo de Mariana, Eduardo Batista também comentou sobre a importância desse reconhecimento:

"É muito importante que, a partir desse certificado, Mariana entre como destino turístico nacional. Antes, tínhamos a classificação de cidade complementar no turismo. Hoje, somos um destino turístico, e isso nos traz respaldo para receber importantes recursos em nível federal para investimento no setor. Agora, Mariana entra no cenário do turismo, assim como Salvador, Rio de Janeiro e outras grandes cidades”.

A cidade também passa a estar habilitada a participar de editais e programas como o Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

Leia também

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.
Leia mais