Ouro Preto receberá no dia 26 de outubro o evento de encerramento do projeto Circuitos de Feiras – Vocações e Serviços do Território Glaura e São Bartolomeu, no Largo do Marília. A atividade, aberta ao público, contará com feira de arte, artesanato e gastronomia, além de oficinas, apresentações culturais e um espaço destinado a crianças.
A iniciativa é realizada pela Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu (ADAF) e integra o programa Ordenamento do Turismo: Sinalização e Formação Comunitária – Projeto Rotas do Ouro | Turismo Sustentável (ROOTS). O projeto tem como foco o fortalecimento das atividades econômicas e turísticas nos distritos de Glaura, São Bartolomeu e Soares.
Antoniele Pessoa, da equipe de coordenação do projeto Rotas do Ouro fala sobre a importância e objetivo do programa para a comunidade:
“Dessa maneira, atuando junto às associações locais, identificamos a necessidade de fomentar as feiras que acontecem na região, assim como o desenvolvimento de produtos e serviços. Em parceria com a ADAF, conseguimos desenhar o projeto Circuito de Feiras, que, em 2023, captou o valor de R$ 92.860 para a realização de dez eventos na região de Glaura, São Bartolomeu e Soares. Com o recurso, adquirimos 17 barracas, 18 tendas, caixas de som e tecidos para decoração, além de promover eventos com atrações culturais locais, música e recreação infantil”, afirma Antonielle.
Entre outubro de 2024 e outubro de 2025, o Circuitos de Feiras promoveu nove edições, distribuídas entre os três distritos participantes. Durante o período, foram realizados 12 shows e nove oficinas infantis. A estimativa é de que mais de duas mil pessoas tenham participado das atividades. O encerramento em Ouro Preto deve reunir cerca de 500 visitantes e contará com apresentações de artistas locais e grupos do bairro Antônio Dias.