Cemig orienta população a não retirar árvores ou galhos após tempestades

Queda sobre vias públicas e proximidade com a rede elétrica aumentam risco de acidentes durante períodos de chuva e vento forte

Durante períodos de chuvas intensas e tempestades com rajadas de vento, a queda de árvores e galhos sobre ruas e calçadas se torna uma ocorrência frequente. Diante desse cenário, a Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig, reforça que a população não deve tentar realizar podas nem retirar árvores ou galhos por conta própria, principalmente quando há proximidade com fios ou postes de energia.

Segundo a engenheira de Meio Ambiente da Cemig, Marina Moura de Souza, qualquer intervenção em árvores caídas ou danificadas precisa seguir procedimentos específicos para evitar acidentes graves. De acordo com a orientação, o primeiro contato deve ser feito com a prefeitura, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais ou a Defesa Civil, órgãos responsáveis por esse tipo de atendimento.

A engenheira explica que, somente após avaliação técnica dessas equipes, pode ser solicitada à Cemig a necessidade de desligamento da rede elétrica para que o serviço seja realizado com segurança. A medida evita riscos tanto para a população quanto para os profissionais envolvidos na remoção.

Outro ponto de alerta são os cabos elétricos rompidos, situação considerada de alto risco após tempestades. Segundo a Cemig, fios partidos da rede de distribuição podem estar energizados mesmo quando não há sinais aparentes de perigo. Em muitos casos, os cabos ficam encobertos por folhas, lama ou galhos, o que dificulta a identificação do risco.

A recomendação é que ninguém toque ou se aproxime de fios caídos, nem permita a aproximação de outras pessoas. Ao identificar esse tipo de situação, o contato deve ser feito imediatamente pelo telefone 116, canal de atendimento da Cemig que funciona 24 horas por dia.

A empresa esclarece ainda que realiza podas apenas em árvores que estejam em conflito direto com a rede elétrica. Nos demais casos, a responsabilidade pelo serviço é da prefeitura ou do Corpo de Bombeiros, principalmente em situações de emergência. Caso haja risco à rede de energia, a ocorrência também pode ser comunicada diretamente à Cemig pelos canais de atendimento.

Leia também

Mychelle atua como Estagiária de Jornalismo na Rádio Itatiaia Ouro Preto. Paulistana e aluna da Universidade Federal de Ouro Preto, já atuou em portais como Rádio Plural, Perifacon, Estante Diagonal e possui técnico em Publicidade e Propaganda.

Ouvindo...