A Escola Oficial do América Futebol Clube iniciou operações em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. A unidade atende crianças e adolescentes nas categorias Sub-07 ao Sub-17 e segue a metodologia técnica adotada pelo clube nas demais escolas conveniadas no país.
O projeto é coordenado por João Gabriel Fernandes e Lavínia Raissa, que integram a equipe técnica e administrativa. A implantação foi viabilizada por meio da aquisição de uma cota de representação do América, com validade de três anos, o que permite o uso da marca e o acesso às diretrizes de formação do clube.
Lavínia Raissa, treinadora e integrante da comissão técnica, também comentou sobre o projeto:
“A gente decidiu trazer a Escola do América porque já atuamos com futebol e percebemos que Cachoeira tem potencial. Muitos meninos se deslocam para Ouro Preto e Itabirito em busca de escolinhas, mas temos público aqui. Optamos pelo América por ser um clube mais neutro, diante da rivalidade entre Atlético e Cruzeiro. Os alunos terão benefícios, como entrada gratuita no Independência e participação em jogos anuais no Centro de Treinamento, com chance de testes. Vamos seguir a metodologia do clube, com capacitação obrigatória para os professores. Sou uma das responsáveis pela organização. Tivemos um investidor, mas eu e o João estamos no dia a dia, inclusive somos sócios no nosso estúdio, o que nos aproxima da coordenação”, disse.
O coordenador João Gabriel Fernandes também explicou que a Escola do América terá turmas por faixa etária e seguirá a metodologia oficial do clube, unindo técnica, disciplina e formação cidadã. Alunos com destaque poderão ser observados pela base do América. O projeto visa promover inclusão, autoestima e oportunidades por meio do esporte.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do