O projeto “Arreda homem, que aí vem Mulher”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos de Pandeiro Pandeirosas de Ouro Preto, apresenta o espetáculo “Mulher na Roda” como resultado das ações realizadas ao longo dos últimos meses em espaços culturais periféricos de Ouro Preto. A apresentação acontece na Casa de Cultura do Padre Faria, com entrada gratuita.
Coordenado pela artista-educadora Bela Gomes, o projeto promoveu oficinas de pandeiro destinadas a mulheres cis, trans e pessoas não binárias a partir de 16 anos.
As atividades ocorreram na Casa Pitanga, na Casa de Cultura de Cachoeira do Campo e na Casa de Cultura do Padre Faria, com foco na musicalidade, na escuta coletiva e na construção de saberes por meio do instrumento.
Bela Gomes faz um convite a população
“Criado em 2020 na Bahia e presente em Ouro Preto desde 2023, o projeto “Arreda Homem Que Aí Vem Mulher” promove oficinas de pandeiro para mulheres da região. Os encontros ocorrem na Casa Pitanga e fortalecem laços comunitários. Inspirado em cantigas sagradas, o projeto valoriza o protagonismo feminino. O espetáculo “Mulher na Roda” será neste domingo, 8 de junho, às 15h, na Casa de Cultura do Padre Faria”.
O espetáculo, que será apresentado no dia 8 de junho, reúne experimentações desenvolvidas desde outubro de 2023 pelas participantes das oficinas. O repertório inclui ritmos brasileiros como Samba, Coco de Roda, Toada do Boi e Capoeira.
A proposta valoriza práticas culturais de matriz afro-brasileira e reúne diferentes experiências femininas em torno do pandeiro como instrumento de expressão coletiva.
Espetáculo: “Mulher na Roda”
Data: 8 de junho de 2025 (sábado)
Horário: 15h
Local: Casa de Cultura do Padre Faria – Ouro Preto/MG
Entrada gratuita
Informações: @pandeirosas.arte