A cidade de Mariana realiza neste sábado (7) e domingo (8) a Festa do Divino Espírito Santo e o 15º Encontro de Congados. As atividades ocorrem no centro histórico, com programação religiosa e cultural promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção.
A programação do sábado (7) tem início às 13h, com a chegada das guardas de congado e concentração no Terminal Turístico. Às 14h, ocorre o cortejo em direção à Praça Minas Gerais, seguido de apresentações individuais dos grupos. Às 18h, a Procissão da Bandeira do Divino Espírito Santo, conduzida pelas guardas, sai da Praça Minas Gerais e percorre ruas do centro até a Igreja de São Francisco. Às 19h, será celebrada missa, seguida do levantamento do mastro e da novena preparatória para a Solenidade de Pentecostes.
No domingo (8), a partir das 8h, será realizada a Procissão do Divino Espírito Santo, com o cortejo do Imperador saindo da Igreja de São Pedro para a Igreja de São Francisco, acompanhado pela Sociedade Musical União XV de Novembro. Às 9h, ocorre o sorteio dos festeiros e do imperador para a edição de 2026. Em seguida, será celebrada missa com bênção dos pães e das medalhas, além da coroação do imperador.
Durante a novena, também está sendo realizada uma campanha para arrecadação de fraldas geriátricas, destinadas a instituições de caridade de Mariana.
A programação tem aprovação do pároco Geraldo Dias Buziani.