Ouvindo...

Cachoeira das Andorinhas é a quarta mais buscada do Brasil entre 2024 e 2025

Parque Natural das Andorinhas, em Ouro Preto, registra 30.300 buscas e integra levantamento nacional sobre interesse por cachoeiras

O Parque Natural Municipal das Andorinhas, localizado em Ouro Preto, foi criado em 1968, com área inicial de um quilômetro de raio, tendo a Cachoeira das Andorinhas como ponto central.

Em 2005, a Câmara Municipal aprovou a Lei 69/05, redefinindo os limites da Unidade de Conservação. Desde então, o parque passou a ocupar 557 hectares com a finalidade de resguardar a fauna, a flora e os recursos naturais.

A Cachoeira das Andorinhas se destaca entre as diversas quedas d’água presentes no parque. O nome está relacionado à presença de andorinhas de coleira, que utilizam as fendas nas rochas para reprodução. O local também abriga outras cachoeiras como a dos Pelados e a do Véu das Noivas, integrando um conjunto de formações naturais acessadas por trilhas.

De acordo com uma reportagem da CNN Viagem e Gastronomia, com base em dados do marketplace DeÔnibus, a Cachoeira das Andorinhas ocupa a quarta colocação entre as quedas d’água mais procuradas no Brasil entre março de 2024 e março de 2025.

O levantamento identificou mais de quatro milhões de buscas por cachoeiras no Google, com crescimento de 82% em relação ao ano anterior. Termos como “cachoeiras perto de mim” registraram ainda um aumento superior a 300%.

O secretário de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Chiquinho de Assis fala mais sobre o assunto:

"É muito feliz ver, nessa pesquisa da CNN sobre buscas por cachoeiras no país, que a Cachoeira das Andorinhas está em quarto lugar. Isso mostra que a gestão está correta em seu entendimento de investir naquele espaço tão importante — um lugar sagrado para a produção de águas para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Rio das Velhas nasce na Cachoeira das Andorinhas e percorre cerca de 800 quilômetros até desaguar na Barra do Guaicuí, onde encontra o Rio São Francisco. É um dos principais afluentes do São Francisco, que, por sua vez, é um dos grandes rios do nosso país.”

A pesquisa considera dados de todas as regiões do país e classifica os destinos a partir do volume total de buscas. A liderança do ranking ficou com a Cachoeira dos Pretos, em Joanópolis (SP), seguida pela Cachoeira Grande e pela Cachoeira Véu da Noiva, ambas na Serra do Cipó. A quarta posição é ocupada pela Cachoeira das Andorinhas, com 30.300 buscas no período.

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.