Com a chegada do período de chuvas e do calor intenso, é necessário redobrar os cuidados para evitar acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas, lacraias e serpentes. Durante essa época, esses animais buscam locais secos para se proteger das enchentes. Assim, com calor e a umidade favorecendo a presença deles, existe o aumento da exposição das pessoas aos ambientes onde os animais se encontram.
Alguns cuidados podem ser tomados para evitar esses acidentes. É fundamental manter o quintal limpo, evitar entulhos, lacrar caixas de gordura e bueiros, aparar a grama dos jardins, rebocar paredes, sacudir roupas e verificar sapatos antes de usá-los. Além disso, é importante nivelar as portas e janelas e afastar os móveis das paredes.
Adebal de Andrade Filho, médico e coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais, orienta sobre os procedimentos a serem seguidos em caso de acidente com esses animais:
“A pessoa deve fotografar o animal para levá-la ao atendimento de saúde, pois a identificação é fundamental. Somente com o diagnóstico correto é possível administrar o soro adequado. Em caso de acidente com animal peçonhento, a vítima e o acompanhante devem procurar imediatamente um serviço de urgência.”