A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenadoria de Cultura (CCULT), anunciou o resultado do processo seletivo destinado à participação de grupos e coletivos culturais na programação do Festival de Inverno UFOP em 2025.
Os grupos selecionados serão contatados por e-mail para dar sequência às etapas seguintes do cronograma previsto no edital. O resultado final está disponível no site oficial da universidade, em
De acordo com a Comissão Institucional do festival, foram registradas 36 inscrições de coletivos culturais, distribuídas entre Mariana (7 inscrições), João Monlevade (7 inscrições) e Ouro Preto (22 inscrições).
O edital Proex/CCULT nº 2/2024 estabeleceu a seleção de até dez coletivos culturais que atuarão em parceria com a CCULT na produção de eventos que integrarão a programação do festival. Cada coletivo desenvolverá, com apoio da CCULT, um projeto contendo três ações culturais a serem realizadas durante o inverno de 2025. Os projetos aprovados pela Comissão de Fomento e Incentivo (CIFI) receberão apoio financeiro de R$ 5 mil para viabilizar sua execução.
Critérios de seleção
O processo de curadoria levou em consideração diversos aspectos, como:
- Qualidade dos portfólios apresentados;
- Relação com a temática “Universo Inconsciente”;
- Diversidade de áreas culturais representadas;
- Pluralidade de pautas e segmentos sociais;
- Representação de discentes, docentes e técnicos administrativos (TAEs);
- Estímulo à colaboração entre diferentes coletivos;
- Benefícios potenciais da assessoria da CCULT na elaboração dos projetos.
Segundo o edital, a seleção seguiu o modelo de curadoria descrito no item 6.3, e, por esse motivo, não serão aceitos recursos contra as decisões tomadas pela comissão responsável.
Novos editais em breve
A Proex informou que algumas propostas recebidas incluíam características de shows e espetáculos, o que não era o foco do edital atual. No entanto, há previsão para o lançamento de um edital específico voltado a espetáculos culturais em breve.
História do Festival de Inverno de Ouro Preto
O Festival de Inverno de Ouro Preto teve sua primeira edição em julho de 1967, idealizado por professores da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o objetivo de levar a arte à coletividade.
Realizado inicialmente em Ouro Preto como atividade de extensão, o festival consolidou-se nos anos seguintes, mesmo sob a repressão da ditadura militar, proporcionando espaços para debate e reflexão sobre questões políticas nacionais e internacionais.
Entre 1967 e 1979, o evento atraiu anualmente de 100 mil a 350 mil pessoas do Brasil e do exterior para Ouro Preto, destacando-se como uma das maiores promoções culturais do país na década de 1970.
Após um período de itinerância, o festival retornou a Ouro Preto em 1993, em um acordo entre a UFMG, a Prefeitura da cidade e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Desde 2004, sob a organização da UFOP, o evento passou a se chamar “Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes”, ampliando sua proposta extensionista para fomentar o diálogo entre a sociedade e o universo artístico-cultural.
Atualmente, o festival é reconhecido por sua diversidade de atividades, incluindo cursos, concertos, exposições de arte e espetáculos teatrais, contribuindo significativamente para a cultura e o turismo de Ouro Preto e região.